Cooperação técnica entre UEPB e PMCG possibilita análise e limpeza das águas do Açude Velho

1 de julho de 2021

Por meio de expertise técnica, laboratorial e de pesquisa, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dará sua contribuição no processo de limpeza do Açude Velho de Campina Grande, que está sendo executado pela Prefeitura Municipal da cidade. Em reunião realizada nesta quinta-feira (1º), a reitora Célia Regina Diniz, recebeu em seu Gabinete o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima para tratar do acordo.
O processo de limpeza e monitoramento do açude pela Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), bem como as análises técnicas e de laboratório pela UEPB, já encontram-se em andamento. O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e o secretário Geraldo Nobre estiveram na Reitoria, onde foram recebidos também pelo chefe de gabinete, professor Luciano Albino, e pela professora Weruska Brasileiro, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.
A professora Weruska afirmou que na UEPB há uma grande expertise em saneamento. A docente também coordena o Laboratório de Referência em Tecnologias de Águas (LARTECA), onde estão sendo executadas as análises das águas do Açude Velho até o momento. “Avaliamos, por meio de estudos de laboratório, que há condições de minimizar o efeito de esverdeamento das águas. Vamos fazer todo um estudo analítico, depois iniciar um tratamento em pequenas áreas do açude, para analisar o comportamento, já que estamos trabalhando também com vidas aquáticas. A partir disso, vamos implementando novas ações”, relatou a docente.
Entre as ações, constam a limpeza e também a parte paisagística do açude, a exemplo de inserção de plantas ornamentais capazes de manter a qualidade da água. “Nós nos preocupamos em trabalhar para que a comunidade sinta a Instituição mais perto, contribuindo com o que ela conhece, a exemplo do Açude Velho. O açude precisa ser revitalizado e estamos contribuindo com pesquisas voltadas para analisar a qualidade da água e propor soluções viáveis para o seu tratamento”, afirmou a professora Célia Regina.
O engenheiro Geraldo Nobre, à frente da SESUMA, frisou a importância da parceria com a Universidade. “Para minimizar o problema do açude, é necessário que a UEPB seja nossa parceira, pois possui laboratórios disponíveis e técnicos qualificados para isso”, disse. O prefeito Bruno Cunha Lima, do mesmo modo, destacou a relevância da cooperação. “A UEPB, com toda a capacidade e know-how que tem, com programas voltados para a área de meio ambiente, tem todas as condições de nos ajudar e contribuir com o processo de desassoreamento e limpeza do reservatório do Açude Velho”, afirmou.
Texto: Juliana Rosas
Fotos: Hipólito Lucena