Coordenação do Seminário de Extensão recebe mais de 200 vídeos para participação na 5ª edição do evento

19 de julho de 2021

Mais de 200 vídeos, abordando temas das diversas áreas do conhecimento, foram enviados à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para participação da 5ª edição do Seminário de Extensão (SEMEX) da Instituição. O prazo para inscrição dos trabalhos no formato de vídeos foi encerrado no último 15 de julho e a quantidade de inscritos surpreendeu a comissão organizadora. Desse total de inscritos, 84 são da área da Saúde, 69 da Educação, 28 de Meio Ambiente, nove de Direitos Humanos, oito de Comunicação, cinco de Tecnologia e Produção, quatro de Cultura e mais quatro de Trabalho.
Esses vídeos serão avaliados entre os dias 20 de julho e 1º de agosto por 15 comissões interdisciplinares formadas, cada uma por três membros, que considerarão como critérios avaliativos além da dimensão formal e artística em torno das características de criatividade, originalidade, coerência, concisão, coesão, intertextualidade, informatividade e adequação ao formatado exigido, e ainda a dimensão extensionista. O material produzido deve estar em sintonia com as Diretrizes Nacionais da Extensão na Educação Superior, como, interação dialógica entre Universidade e sociedade, protagonismo dos alunos e das comunidades com envolvimento obrigatório de comunidades externas, interculturalidade, compromisso com a transformação e a justiça social e ambiental, e respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos.
A organização do SEMEX lembra que até o dia 10 de agosto continuam abertas as inscrições para participação em oficinas e nas outras atividades previstas na programação do evento, e reitera o convite a todos os membros da comunidade acadêmica e das comunidades externas a participarem e acompanharem do evento. A pró-reitora de Extensão, professora Socorro Barbosa, destacou que o SEMEX proporciona aos alunos apresentarem as suas ações de Extensão, desenvolvidas no ano anterior, entre janeiro e janeiro. Ela observou que a cota 2019 e 2020 foram desenvolvidas remotamente, devido à pandemia de Covid-19, o que tornou mais desafiador as ações extensionistas.
“Foi um ano atípico. Um ano de pandemia, em que os alunos e professores tiveram que se reinventar e reinventar os seus projetos e programas de Extensão. Para a gente foi um desafio”, destacou a professora. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a Extensão não parou na UEPB. Prova disso, é que foram desenvolvidos 238 projetos de forma remota, o que mostra que a capacidade da Instituição de se reinventar.
Este ano o evento será realizado de forma on-line, nos dias 11 e 12 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB no YouTube. Em sua 5º edição o SEMEX contará com palestras, oficinas, mesas redondas, debates e apresentações culturais. Como 2021 é dedicado ao Centenário de Paulo Freire, a organização do SEMEX instituiu um prêmio para homenagear o educador. O prêmio será oferecido aos três primeiros lugares de cada categoria.
A Comissão Organizadora do evento já esteve reunida com a Comissão Científica, formada por 50 membros entre docentes e técnicos administrativos, para tratar do processo de avaliação dos trabalhos que culminará com a seleção de 24 vídeos para serem agraciados na primeira edição do Prêmio Paulo Freire de Extensão. Serão premiados os três primeiros colocados de cada uma das oito áreas temáticas consideradas pela Rede Nacional de Extensão (RENEX) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX).
Com o tema “Extensão Universitária e a Covid-19: desafios e superações frente a uma nova realidade”, o 5º SEMEX, vai produzir um amplo debate e reflexão em torno dos desafios enfrentados pela extensão durante os 18 meses de pandemia, que obrigou as universidades a mudarem a forma de fazer as atividades extensionistas. O evento disponibilizará até três tipos de modalidade de participação para a comunidade acadêmica: ouvintes, oficinas e apresentação de projetos.
Texto: Severino Lopes