Coordenação promove capacitação para servidores com abordagem em protocolos de cerimonial acadêmico

14 de setembro de 2023

A Coordenação do Cerimonial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, nos dias 28 e 29 de setembro, o curso de capacitação em cerimonial acadêmico. A iniciativa acontece no Auditório do Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), instituição parceira nesta ação, e terá como instrutor Tchaikowisky Oliveira, tendo como público-alvo os servidores da UEPB. Cada Centro poderá inscrever dois servidores para participar do treinamento. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cerimonial@setor.uepb.edu.br.

O curso terá como objetivo proporcionar ao cerimonialista, assistentes administrativos, relações públicas, secretários, recepcionistas e professores que trabalham na organização de solenidades universitárias, o conhecimento para o cumprimento de protocolos oficiais. Esse conhecimento permite ao cerimonialista gerar solenidades em consonâncias com os padrões exigidos pelo Cerimonial Universitário Histórico, além de um aprimoramento da imagem institucional diante da sociedade que dela usufrui.

O conteúdo do curso traz temas utilizados durante uma solenidade como a ordem de procedência, dispositivo de bandeiras, vestes talares, cores das áreas do conhecimento, colação de grau, formação da mesa de honra, ordem da fala, discurso nas solenidades, paraninfos e patronos, homenagens e láureas acadêmicas, mestre de cerimônia, elementos básicos da oratória, roteiro e scripts, hino nacional e termos utilizados no evento.

Texto: Severino Lopes