Coordenadoria de Inovação Tecnológica deposita patente e registra software na área de Engenharia

15 de dezembro de 2023

Um pedido de patente e um registro de software. Ambos na área de Engenharia. Estes foram os depósitos mais recentes da Coordenadoria de Inovação (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O pedido de patente trata-se de um dessalinizador solar flutuante, projetado para operar na superfície de corpos d’água como mananciais, lagos, rios e mar. O software é uma inovação pioneira do Laboratório de Modelagem e Simulação Computacional da UEPB, projetado para simular o transporte de poluentes em meios porosos.

Segundo a Inovatec, o dessalinizador solar flutuante revela-se uma importante proposta de contribuição para a sociedade, uma vez que os sistemas de dessalinização solar de água desempenham um papel crucial na produção de água com baixos níveis de salinidade. Além disso, são altamente eficientes, comparáveis aos sistemas de osmose reversa e outros sistemas elétricos, justamente por possuírem a vantagem de utilizar energia renovável em um processo livre de resíduos.

A invenção é resultado das pesquisas desenvolvidas pelos docentes Carlos Antônio Pereira de Lima e Geralda Gilvânia Cavalcante, ambos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), em colaboração com a pesquisadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Keila Machado de Medeiros. Tiveram importante papel na pesquisa os discentes Salomão de Andrade Pascoal, Daiane Silva de Abreu Benedito e Kênia Kelly Freitas Sarmento, todos doutorandos do PPGCTA.

Modelagem do Transporte de Poluentes
Recentemente, a Inovatec fez depósito do software intitulado “AquaTriAnalyser – Solver Analítico Transiente Tridimensional”, protocolado junto ao INPI sob o número 512023003218-2. Foi desenvolvido pelo professor Fernando Fernandes Vieira, docente do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, e André Luiz da Silva, Doutorando do PPGCTA.

A Inovatec afirmou que o software é fundamentado na solução analítica exata de Wexler (1992), proporcionando uma plataforma robusta e precisa para a análise de sistemas ambientais. Desenvolvido integralmente em Python, integra uma interface gráfica intuitiva com cálculos complexos, facilitando a entrada de dados e garantindo simulações eficazes.

O AquaTriAnalyser não apenas avança na modelagem do transporte de poluentes, mas também serve como uma ferramenta educacional valiosa, contribuindo para a pesquisa contínua e o entendimento na área ambiental. Portanto, sua submissão para registro reforça o compromisso com a proteção da propriedade intelectual e a contribuição para a evolução da ciência ambiental.

Texto: Juliana Rosas