Coordenadoria de Inovação Tecnológica registra software para identificação de doenças tropicais utilizando tweets

13 de dezembro de 2023

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou o depósito de mais um software. Dessa vez, trata-se de um sistema realizado através de técnicas de mineração de texto e algoritmos de classificação Bayesianos.

O software, intitulado “Um software para identificação de doenças tropicais utilizando tweets – XdoencasTweets”, foi protocolado junto ao INPI sob o número BR 512023003728-1, apresenta-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo professor Vladimir Costa de Alencar, do Departamento de Computação.

A proposta foi criada com o objetivo de identificar e analisar os focos de febre amarela no Brasil por meio do Twitter. Para isso, foram verificadas as mensagens dos usuários da rede social que relataram sintomas da doença, ou ainda mensagens com alguma relação ao dado pesquisado. O modelo criado teve uma taxa de precisão de 90% de acertos no dataset de treino/teste, já as correlações dos dados coletados do Twitter (atualmente com o nome de X) com os dados oficiais da Secretaria de Vigilância Sanitária foram de 70%.

Assim, a partir dos resultados obtidos na análise de correlação, foi possível concluir que as informações contidas por esta rede social podem ser usadas como fonte de dados para análise e previsão de epidemias.

Somente este ano, a Inovatec realizou vários pedidos de registro de softwares, principalmente na área de Saúde, e uma requisição de registro para desenho industrial. A Coordenadoria de Inovação Tecnológica afirmou seguir comprometida em impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e o novo pedido de patente reflete empenho em contribuir para o avanço e trazer benefícios à sociedade.

Graças a um longo trabalho de 10 anos desenvolvido pela Inovatec na área de proteção das tecnologias avaliadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial a UEPB já conquistou cinco patentes concedidas pelo INPI.

Texto: Severino Lopes