Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação alerta sobre mensagem que indica e-mails pendentes

13 de julho de 2022

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) alerta a comunidade universitária sobre uma mensagem maliciosa que está sendo enviada indicando que os usuários que possuem endereço institucional possuem e-mails pendentes. A CTIC reforça que esta não é uma prática desenvolvida pelo setor, e reitera que tal procedimento deve ser entendido como uma tentativa de golpe para usurpar dados do proprietário do e-mail institucional.

Caso o usuário da conta de e-mail da Universidade Estadual receba alguma mensagem com esse teor, identificada como ccj@uepb.edu.br, deve prontamente desconsiderar. O acesso a qualquer link contido nesse tipo de mensagem eletrônica corresponde a tentativa de prática de crime e pode acarretar em prejuízo para os usuários do sistema.

A CTIC ainda acrescenta que como forma de mitigar problemas futuros, a interface do serviço de e-mail da UEPB (webmail.uepb.edu.br) será desativada e, em 9 de setembro, o serviço de e-mail antigo será desligado. Contudo, os e-mails com os seguintes domínios NÃO serão afetados:
@gsuite.uepb.edu.br
@setor.uepb.edu.br
@evento.uepb.edu.br
@servidor.uepb.edu.br
@aluno.uepb.edu.br
@nutes.uepb.edu.br

Caso seu endereço de e-mail possua um domínio diferente dos listados acima (ex.: seunome@uepb.edu.br ou seunome@ccbs.uepb.edu.br), o usuário poderá baixar suas mensagens na conta workspace usando o procedimento explicativo deste link: https://ctic.uepb.edu.br/tutoriais/#1599131366651-50902828-7b73.

Caso não possua conta workspace (google):
– SETORES: Enviar processo eletrônico via SUAP para solicitação: https://suap.uepb.edu.br;
– SERVIDORES: Solicitar sua conta de e-mail: https://sistemas.uepb.edu.br/sege/.

Texto: Givaldo Cavalcanti