Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas faz balanço e destaca ações de profissionais da Instituição

14 de março de 2022

Profissionais cuja atuação está intimamente ligada ao progresso educacional e cultural de um país, bibliotecários e bibliotecárias celebram, em 12 de março, a data instituída para homenagear a referida profissão e reconhecer o papel desta na sociedade brasileira. Com este intuito, a Coordenadoria do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) faz um balanço das atividades realizadas e destaca os projetos de extensão coordenados por bibliotecárias da Instituição.

A coordenadora adjunta do SIB, Valéria Soares e Silva, aponta que após um período adverso de pandemia, a equipe precisou se reinventar e adaptar-se ao cenário remoto com a utilização das mídias sociais e criação de serviços on-line para atender as demandas da comunidade, fornecer informações, realizar transmissões online, palestras, atendimentos remotos. “Nós hoje só temos a agradecer aos profissionais bibliotecários que fazem parte do SIB. Entre tantos desafios que nos tem sido impostos nos últimos anos, temos uma equipe aguerrida e comprometida com seu trabalho e com a Instituição. Pensando e trabalhando sempre para que tenhamos uma atuação atenta aos avanços da nossa comunidade acadêmica e a sociedade em geral”, destaca.

Para Valéria, a inserção de bibliotecárias da UEPB em projetos de extensão além de ser um aprendizado para as profissionais da Instituição é uma conquista para a sociedade que pode contar com o serviço de profissionais da informação contribuindo com ações extensionistas e de pesquisa. “Tem sido extremamente importante para nós, enquanto profissionais da informação, estarmos atuando em projetos de pesquisa e extensão, contribuindo com áreas diversas e compreendendo que as nossas funções podem e devem ser realizadas para além do nosso espaço físico. Assim o nosso fazer bibliotecário nos transforma não só enquanto profissionais, mas, nos permite contribuir também com toda a comunidade a qual estamos inseridas, para a mudança que, enquanto cidadãs, queremos na sociedade”, avalia.

Dentre os projetos coordenados por bibliotecárias da UEPB está o “Livros, livres: a prática da leitura nos espaços do humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB) no Câmpus III da UEPB”, que faz do “Programa Humaniza Bosque” e possui como coordenadora a bibliotecária Andreza Serafim. O projeto visa incentivar a prática de leitura ao ar livre e promover atividades que possibilitam a socialização e conscientização ambiental da comunidade acadêmica do CH, em Guarabira. Entre as atividades, são realizados saraus e clubes de leitura incentivando atividades de leitura nos espaços ao ar livre do Centro com o objetivo de fortalecer a competência dos participantes em ler, interpretar e discutir as obras propostas, além de descobrir o prazer de estar em meio à vegetação, no sentido de reforçar o seu compromisso com a preservação ambiental.

Também são coordenados por bibliotecárias do SIB o programa de extensão “Da ação cidadã às redes sociais científicas: os laços e possibilidades da ciência aberta na UEPB”, que está  em atividade desde o início de 2020, coordenado pela bibliotecária Danielle Harlene. O programa, que tem o objetivo de desenvolver iniciativas que, relacionadas aos pilares da ciência cidadã e redes sociais científicas, possibilitem a difusão, divulgação, comunicação, acesso e fluidez das informações vinculadas ao universo educacional e científico, é composto por cinco projetos de extensão, sendo três destes coordenados por bibliotecárias. Compõem o Ciência Aberta os projetos:

“Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba”, coordenado pela bibliotecária Liliane Braga Holanda; o “Competência em Informação e Práticas Científicas nas Escolas Públicas de Campina Grande-PB – Coinfo Escola”, coordenado pela bibliotecária Camile Andrade; e o projeto “Rede de Produção e Adaptação de Materiais Informacionais na Biblioteca do Câmpus V por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas Acessíveis”, coordenado pela bibliotecária Milena Borges, com a colaboração de mais três bibliotecárias.

E ainda o projeto “Democratização da informação jurídica para o empoderamento feminino: uma perspectiva de ação à luz do centro de referência da mulher em Campina Grande-PB”, realizado pelo Centro de Ciências Juridicas ( CCJ), do Câmpus I, coordenado pela bibliotecária e sob a supervisão da coordenadora de bibliotecas, Fernanda Mirelle. O referido projeto surgiu com a iniciativa de abordar assuntos pertinentes à área do Direito das Mulheres, através de ambiente eletrônico e presencial.

“Buscamos esclarecer o público feminino da cidade de Campina Grande-PB, acerca dos seus direitos, sobretudo em casos de abuso. Para tanto, a execução prática do projeto consiste na transmissão de informações jurídicas por meio das redes sociais, através de publicações e lives, bem como por meio de palestras e workshops desenvolvidos presencialmente no Centro em Referência de Atendimento à Mulher de Campina Grande- PB. Nesse sentido, dialogamos com assuntos pertinentes da área jurídica, promovendo, assim, reflexões acerca de questões de gênero, legislações, assuntos em alta e políticas públicas”, explica Fernanda Mirelle.

Além do envolvimento em projetos de pesquisa e extensão, e a realização de atendimentos agendados, e oferta de serviços remotos, que prosseguiu durante a pandemia, a equipe do SIB têm realizado um planejamento para o funcionamento presencial, quando assim for estabelecido pelos órgãos superiores da UEPB. Todas as ações devem seguir as orientações das organizações sanitárias e diretrizes da Instituição para preservar a condições de saúde e segurança de usuários e profissionais das bibliotecas. E enquanto as atividades não são reestabelecidas presencialmente, estudantes, docentes e demais profissionais que desejem consultar o acervo da UEPB, e os serviços da biblioteca podem fazê-lo por meio da página do SIB (https://biblioteca.uepb.edu.br/) ou nas mídias sociais do projeto (https://www.instagram.com/sib.uepb/).

Texto: Juliana Marques