Coordenadoria realiza palestra no CCHE com abordagem sobre contribuição acadêmica e científica da biblioteca

19 de maio de 2023

A Coordenadoria de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto a Biblioteca do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Cãmpus IV, localizado na cidade de Monteiro, e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) realizaram na sexta-feira (12) a palestra “Biblioteca universitária e sua contribuição acadêmica e científica: apresentação do SIB/UEPB”. A atividade foi ministrada por Fernanda Mirelle de Almeida Silva, coordenadora de Bibliotecas da UEPB.

Durante a explanação, Fernanda destacou a importância dos serviços bibliotecários e o papel do SIB/UEPB na potencialização do aprendizado e da pesquisa. A coordenadora destacou a importância da biblioteca universitária para a formação acadêmica e científica dos estudantes e pesquisadores. Ela também apresentou o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UEPB, explicando suas funções, serviços e recursos disponíveis.

No evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor os serviços oferecidos pelas bibliotecas da Instituição, tais como empréstimo de materiais bibliográficos, acesso a periódicos científicos e bases de dados, treinamentos para pesquisa acadêmica e o empréstimo de livros integrado entre as 13 bibliotecas da Universidade.

O objetivo desse evento foi proporcionar uma visão mais ampla da atuação das bibliotecas da UEPB para toda a comunidade acadêmica no desenvolvimento científico. Além disso, a presença da coordenadora no Câmpus VI proporcionou acordos junto a direção do CCHE, como a reforma na biblioteca do CCHE, criando uma sala de estudos e orientação acadêmica, além da climatização da unidade do Altiplano.

A coordenadora ainda sugeriu às Coordenações dos cursos a realizarem solicitações de aquisição de livros para o acervo da biblioteca, tendo o apoio do SIB nessa demanda. Houve também um encontro entre a equipe da biblioteca onde foram apresentados e debatidos desafios e soluções para avanços e melhorias dos serviços da biblioteca setorial do CCHE.

Texto: Severino Lopes