CoRI lança e-book sobre experiências de intercâmbio da comunidade acadêmica da Universidade Estadual

22 de junho de 2022

Acaba de ser lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) o e-book “Experiências de intercâmbio da comunidade acadêmica da UEPB”, promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Instituição. A obra conta com 16 capítulos que relatam o aprendizado de pessoas que fazem parte da UEPB e que participaram de intercâmbio.

O livro eletrônico tem organização do professor Cláudio Lucena, coordenador de Relações Internacionais, dos servidores da CoRI, Christiano Cordeiro e Gilberto Rodrigues, além do professor do Centro de Educação (CEDUC), Eduardo Onofre. O e-book está disponível gratuitamente como forma de construção e ampliação das ações de internacionalização da UEPB.

A proposta é apresentar aos leitores um compilado de relatos pessoais de membros da Universidade que tiveram a oportunidade de realizarem intercâmbio em uma das instituições estrangeiras parceiras da UEPB. Alguns obtiveram financiamento próprio da Instituição, através do Programa de Mobilidade Internacional (PROMIN), o qual representa um esforço da UEPB visando oferecer aos seus estudantes a possibilidade de atravessarem um período de estudos no exterior.

Segundo o professor Cláudio Lucena, também é possível encontrar depoimentos de participantes que foram contemplados com bolsas de estudos do Santander Universidades, parceiro da UEPB, que tem apoiado essa estratégia de internacionalização. Também há relatos daqueles que obtiveram financiamentos de entidades externas.

“Esse material foi elaborado pessoalmente por cada um dos membros de nossa comunidade sobre a experiência que tiveram fora da UEPB, em intercâmbio. É um registro singelo, mas emblemático da riqueza das vivências, que pode e vai inspirar outras pessoas. Espero que aproveitem e que deixem também as sugestões e observações que tiverem após a leitura”, disse o coordenador.

Para ter acesso à obra, bem como aos outros títulos da EDUEPB, basta clicar AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti