Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental abre inscrições no mês de outubro

27 de setembro de 2021

Formação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental – Fase I é o curso que será oferecido pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em dias específicos dos meses de outubro, novembro e dezembro. As inscrições estarão abertas de 5 a 8 de outubro, pelo formulário: https://forms.gle/AHZ321CCXSsN83w59.

A versão on-line da Formação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental – Fase I será ofertada por meio do Grupo de Extensão e Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (GGEA) em parceria com a Associação de Profissionais em Gestão e Educação Ambiental (APGEA). O curso tem como principal objetivo possibilitar a formação em Educação Ambiental de diferentes atores sociais, visando a difusão de ações e tecnologias sustentáveis que favoreceram a reversão de impactos adversos que ameaçam a vida.

O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais graduados e técnicos interessados na área foco do curso. A iniciativa será ministrada pela professora Monica Maria Pereira da Silva, docente aposentada pela UEPB, e terá carga horária de 60h. As datas reservadas para a formação são: 22 e 23 de outubro; e 5, 12 e 19 de novembro, das 8h às 12h e 14h às 18h. Como parte do curso, em 3 de dezembro, acontece o Seminário Discutindo o Meio Ambiente, nos dois turnos.

As aulas serão ministradas por meio da plataforma Google Sala de Aula. A metodologia aplicada será centralizada na proposta do Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento Para o Meio Ambiente (MEDICC), criado pela professora ministrante e adaptado para versão on-line. Nesta proposta metodológica, o processo educativo para o meio ambiente acontece a partir de pesquisa-ensino-aprendizagem-ação-transformação, propiciando a sensibilização, simultaneamente à coleta de dados e às mudanças de atitude.

O curso é coordenado pela professora Adrianne Teixeira Barros, atual coordenadora do GGEA e tem a colaboração de estudantes e profissionais que realizaram o curso na modalidade presencial durante a sua graduação ou pós-graduação. Em caso de dúvidas, os interessados poderão entrar em contato pelos seguintes endereços: apgeag@gmail.com, e-mail do curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental; adribarrosbio@servidor.uepb.edu.br, e-mail da coordenadora; monicaea@terra.com.br, ministrante; e fernando.luiz.2327@gmail.com, com Fernando Luiz, colaborador e responsável pelas inscrições.

Texto: Juliana Rosas