Curso de Jornalismo concorre em sete modalidades da premiação Expocom Nordeste edição de 2023

19 de junho de 2023

Começa em Campina Grande nessa terça-feira (20), a 23ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, o Intercom Nordeste. Uma das etapas mais aguardadas do evento é a Expocom Nordeste, onde são apresentadas as produções experimentais produzidas por estudantes de toda a região. Em 2023, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está concorrendo em sete modalidades.

A UEPB é a Instituição de Ensino Superior da Paraíba com o maior número de representantes na Expocom Nordeste 2023. O curso de Jornalismo está concorrendo nas modalidades “documentário”, “documentário jornalístico e grande-reportagem em vídeo e televisão”, “Revista-laboratório”, “website”, “projeto de extensão”, “ensaio fotográfico artístico” e “produção em fotojornalismo”.

De acordo com o regulamento, são selecionados até cinco trabalhos em cada modalidade da etapa nordeste. As apresentações acontecem na tarde da terça (20), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). No encerramento do Intercom Nordeste, quinta-feira (22), a organização do evento vai anunciar a lista de vencedores que irão representar a região na Expocom Nacional, que será realizada entre os dias 5 e 8 e setembro, em Belo Horizonte (MG).

A Expocom é a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, premiação destinada a dar visibilidade e reconhecimento aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, com participação de cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema, entre outros.

Trabalhos selecionados
A UEPB concorre em duas modalidades da área de produção audiovisual. O filme “Montagem por toda parte”, de Gabriel Heitor de Morais Alves e orientação da professora Cássia Lobão, disputa o prêmio na categoria “Documentário”. Já a produção “A década em que nada mudou: um documentário sobre a barbárie de Queimadas”, de Ana Carolina Diógenes Magalhães, concorre na categoria “Documentário jornalístico e grande-reportagem em vídeo e televisão. A orientação do trabalho foi da professora Michele Wadja.

Em 2020, Carol Diógenes e Gabriel Heitor venceram as etapas regional e nacional da Expocom na modalidade “reportagem em fotojornalismo”, com a produção “Aquela que serve”, sobre o trabalho das doulas. O trabalho foi orientado pela professora Ada Guedes.

“Representar a UEPB com essa premiação em 2020 foi algo que me inspirou muito em continuar estudando e trabalhando com o audiovisual. Estávamos no meio de uma pandemia e ganhamos o prêmio regional e o nacional por um trabalho feito no 3º período, o orgulho desse momento nos ajudou a lutar e superar as dificuldades da época. É uma honra saber que o curso de Jornalismo da UEPB também pode levar esse título na sua história”, revela Carol Diógenes.

A fotografia também terá dois representantes da UEPB na Expocom. Os discentes Manuel Duarte, Evelyn Gomes e Nilo Barreto apresentam o trabalho “As várias camadas da pele: uma nova perspectiva sobre o Vitiligo”, selecionado na modalidade “ensaio fotográfico artístico”. Já em “produção em fotojornalismo” quem concorre são os estudantes Oscar Borges, Aline Costa, Ivaneide Santos e Samya Amado com a fotorreportagem “Vivendo à margem: a rotina de adolescentes em liberdade assistida”. Os dois trabalhos foram orientados pelo professor Rostand Melo.

A Revista “Meio Século” concorre na modalidade “Revista-laboratório”. O trabalho será apresentado por Eric Matheus Araújo Gomes, com orientação da professora Rackel Cardoso. A publicação aborda, em duas edições, as comemorações dos 50 anos de história do curso de Jornalismo da UEPB.

Os projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social (DECOM) também vão apresentar resultados. O projeto “Anti-horário” concorre na modalidade “projeto de extensão”, sendo representado pela estudante Letícia Ferreira, sob orientação do professor Antônio Simões. Já o projeto “Campina Cultural” concorre na modalidade “website”, sendo apresentado pelo aluno Deivid Eduardo de Souza Gomes, com orientação da professora Ada Guedes.

A programação completa com os horários das apresentações na Expocom Nordeste 2023 pode ser conferida aqui.

Texto: Rostand Melo (Professor)