Cursos de graduação e pós-graduação podem se inscrever em edital para ações afirmativas da empresa Carrefour

23 de setembro de 2022

Instituições de Ensino Superior do país têm até o dia 27 de setembro para se inscrever no edital de chamamento público para ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e permanência para cursos de graduação e programas de pós-graduação do Grupo Carrefour. A seleção concederá bolsas destinadas a estudantes negras e negros para o período letivo a partir de 2023. A Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está auxiliando os interessados em concorrer às bolsas oferecidas neste edital.

A concessão das bolsas visa o estímulo nas áreas do conhecimento historicamente com baixa representatividade da população negra. O edital concederá o valor total de R$ 68 milhões, sendo até R$ 20 milhões distribuídos para alunos de graduação, com custeio de bolsas de permanência de R$ 1.000 por mês; até R$ 8 oito milhões para alunos de especialização (lato sensu), com custeio de mensalidades dos cursos e bolsas de permanência de R$ 1.000 por mês; até R$ 30 milhões para alunos de mestrado (stricto sensu), com custeio de mensalidades do curso e bolsas de permanência de R$ 3.500 por mês; e até R$ 10 milhões para alunos de doutorado, com custeio de mensalidades e bolsas de permanência de R$ 5 mil por mês.

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente por meio eletrônico, mediante o preenchimento de formulário por este endereço, mesmo endereço onde poderão ser acompanhados os demais passos do processo seletivo. A participação dos cursos de graduação e programas de pós-graduação no edital do Carrefour não implicará a exclusão de bolsistas beneficiados por outras ações afirmativas ou programas de bolsas conduzidos pelas instituições de ensino, bem como programas de estágio e monitoria.

A existência de programa de ação afirmativa em processos seletivos de ingresso, com vagas destinadas a pessoas negras; uso de comissões de heteroidentificação para confirmação da autodeclaração como ferramenta no processo de seleção de estudantes negros para programas de ação afirmativa; presença de participação social na composição das comissões de heteroidentificação; se o programa de ações afirmativas contempla públicos específicos, como pessoas trans, refugiados ou imigrantes, quilombolas, considerando a interseccionalidade entre diferentes grupos minorizados; se no mínimo 20% da docência no curso de graduação ou programa de pós-graduação é composto por professoras e professores negros; existência de atividades extracurriculares, como pesquisas, eventos, produção de conteúdos, entre outras relacionadas à equidade racial; e existência de fomento à publicação de pesquisadores negros: todos estes são critérios a serem avaliados e pontuados pelo edital.

Os interessados e inscritos poderão entrar em contato com o canal de atendimento pelo e-mail: carrefour@cebraspe.org.br ou pelo telefone: (61) 3448 0100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, durante o período de inscrição, para dirimir eventuais dúvidas do processo de seleção dos cursos de graduação e programas de pós-graduação.

Confira aqui o edital.

Texto: Juliana Rosas