Cursos de Química e Química Industrial promovem evento em celebração ao dia da profissão

15 de junho de 2023

O Dia do Químico no Brasil é comemorado em 18 de junho, pois foi nessa data, em 1956, que os Conselhos de Química foram criados com o advento da Lei Mater dos Químicos. Em comemoração à efeméride, nos dias 20 e 21 de junho acontece, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Semana do Dia do Químico.

O Departamento de Química, que congrega os cursos Licenciatura em Química e Química Industrial, elaborou uma programação em celebração aos profissionais da área, mas ampliando o escopo. Assim, a programação terá de apresentação cultural a convidados de outras áreas, a exemplo do sociólogo, psicólogo e gestor escolar, Ricardo Silva, e a Quimicadrilha, uma quadrilha inspirada nos elementos químicos, com barracas temáticas e música ao vivo.

A programação do evento está disponível abaixo. Já a inscrição pode ser realizada neste endereço.

Foi promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56, em 18 de junho de 1956, tornando-se o Dia Nacional do profissional da Química. Essa data teve muita importância para os profissionais da área no Brasil, pois a lei dispôs sobre o exercício da profissão e também criou os Conselhos Federal e Regionais de Química.

Texto: Juliana Rosas