Defesa da ciência e de investimentos em pesquisa marcam abertura do 28ª Encontro de Iniciação Científica

Defesa da ciência e de investimentos em pesquisa marcam abertura do 28ª Encontro de Iniciação Científica
14 de dezembro de 2021

Valorização da ciência, comprometido com o desenvolvimento tecnológico, repúdio aos cortes de verbas destinadas à pesquisa, e homenagem ao patrono da educação, Paulo Freire no ano do centenário do educador. Com tema central “Ciência do Oprimido: Cenários do Brasil em Tempos de (des)Valorização”, começou nesta terça-feira (14) a 28ª edição do Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Promovido pela Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) o ENIC trouxe para este ano um amplo debate sobre a importância do investimento na produção científica em tempos de corte de verbas e negacionismo da ciência. Devido ao contexto da pandemia da Covid-19, o evento está sendo realizado em formato virtual, transmitido pelo canal Rede UEPB no Youtube. Palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e minicursos, marcam ENIC 2021 que segue até esta quarta-feira (15).

A abertura oficial foi feita pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, o professor Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior, e pela reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, que deram as boas-vindas aos participantes, palestrantes e a toda a comunidade universitária. A reitora destacou que o ENIC é uma grande oportunidade para os estudantes e pesquisadores se reunirem e compartilharem pesquisas e projetos. Ela apontou que acompanha o evento desde a segunda edição, além de destacar a relevância do encontro que chega aos 28 anos dando uma grande contribuição para o desenvolvimento da pesquisa.

Sobre a temática escolhida para este ano, a reitora considerou o tema extremamente pertinente, quando se vivencia um período difícil devido à pandemia, que tem provocado muitas perdas e sofrimento. Célia Regina ainda enfatizou que neste momento em que o país precisa da ciência e de seus cientistas, presencia-se uma onda de movimentos contra a ciência e antivacina, que trazem consequências desastrosas para a humanidade.

“A desvalorização do conhecimento científico, com a falta de recursos e cortes no investimento público tem colocado em risco um grande número de projetos ligados ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em nosso país. No ano comemorativo do centenário de Paulo Freire é preciso que todos nós, pesquisadores e pesquisadoras, tenhamos a esperança do verbo esperançar”, destacou.

Em sua saudação aos participantes, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, explicou que a organização do Encontro escolheu o tema este ano com base na obra “Pedagogia do Oprimido”, como mais uma forma de homenagear o patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Ele lembrou que a UEPB dedicou a esse célebre e renomado educador, na medida em que faz uma analogia a um dos seus livros mais importantes, lidos e citados no mundo inteiro.

“A analogia vai muito além do título, uma vez que as reflexões que se busca provocar nos remete à ideia e às evidências de como a ciência, a tecnologia e a inovação são absolutamente indissociáveis e essenciais para a vida das pessoas e para a sociedade. Alé disso, elas contribuem para o processo de desalienação e liberdade, ao mesmo tempo em que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de uma nação”, explicou.

O professor Francisco Jaime destacou ainda a UEPB, apesar de todas as dificuldades, continua cumprindo com o seu papel institucional, o de investir na formação de profissionais de alto nível e com pensamento crítico. Como também transformando o espaço universitário em um ambiente plural e de resistência, incentivando a apresentação e a discussão de ideias com embasamento científico, trazendo esperança e soluções para o desenvolvimento do nosso Estado em todas as áreas do conhecimento.

Representante do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), Roberto Germano, Ruth Silveira disse que o ENIC mostra a qualidade das pesquisas de qualidade e em nível de excelência desenvolvidos pela UEPB, e destacou a importância da parceria entre as duas instituições.

Início das atividades
A primeira atividade do ENIC 2021 foi a realização da mesa redonda “Ciência do Oprimido: Cenários do Brasil em Tempos de (des)Valorização”, e a participação dos professores Lucindo José Quintans, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); o professor Robério Rodrigues Silva, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); e a professora Vanderlan Bolzani, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Em sua explanação, a professora Vanderlan Bolzani fez menção ao legado de Paulo Freire e a sua contribuição para a ciência e a educação. Ela enalteceu a ciência e destacou o papel do CNPQ neste cenário. “Para nós, ciência gera criatividade. Ciência e criatividade são responsáveis pela inovação que cabe ao setor empresarial”, observou.

Em seguida, o professor Lucindo José Quintans Junior, também fez uma defesa da ciência. Ele falou dos desafios e dificuldades na formação dos jovens. Ao trazer o seu olhar sobre o tema, o professor disse que não se faz ciência de qualidade sem investimento público. Sobre a perspectiva para 2022, ele acredita que as universidades precisam repensar a formação dos jovens mestres e doutores, com perfil adaptado à realidade do mercado.

Na sequência, o professor Robério Rodrigues Silva falou das perspectivas para a pesquisa e pós-graduação. Ele disse que o retrocesso nessa política nos nebulosos tempos atuais tem impactado nas ações de pós-graduação. Professor Robério enfatizou que faltam investimentos e fomento na ciência e que é preciso olhar para Paulo Freire, para ter perspectivas e esperança no futuro.

Este ano, 24 trabalhos de Iniciação Científica contemplando as oito áreas de conhecimentos receberam as melhores notas dos avaliadores, e serão apresentados durante os dois dias do evento. Ao todo, 540 vídeos foram encaminhados para a PRPGP para avaliação. Os trabalhos apresentados numa plataforma virtual disponibilizada pela UEPB serão acompanhados e avaliados pelo Comitê externo composto por bolsistas de produtividade em pesquisa de outras IES.

A solenidade de abertura também contou com a participação da pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nadja Oliveira; a pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento; a professora Shirleyde Santos, pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância; e o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão.

O ENIC segue nesta quarta (15) com a apresentação e premiação dos vídeos vencedores do edital/competição “Meu projeto em 3 minutos”, bem como a indicação dos três trabalhos premiados de cada uma das oito Áreas do Conhecimento. Os autores dos trabalhos premiados serão convidados a transformar seus relatórios em capítulos de livro, a serem publicados pela EDUEPB na forma do e-book “Rede de Saberes IV”. Durante o evento, haverá ainda o lançamento do e-book “Rede de Saberes 3”, que compilou os 23 melhores trabalhos na edição do ano anterior do ENIC.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB