Departamento de Biologia recebe atividade sobre questões sociocientíficas na formação de professores

24 de outubro de 2023

Nesta quinta-feira (26), terá início o minicurso “Abordagem STEAM e questões sociocientíficas na formação de professores para a inclusão científica”, oferecido pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento é destonado para estudantes e professores da área.

A atividade acontece no Laboratório de Zoologia do Departamento de Biologia, localizado no térreo do prédio das Três Marias, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Campina Grande.

A coordenação do minicurso é da professora Karla Luna, do Departamento de Biologia, do Câmpus I e terá participação do professor Wesley Medeiros e do bolsista de Extensão Edson Cabral. No conteúdo do curso estão incluídos: abordagem STEAM e questões sociocientíficas (QSC), animais peçonhentos, letramento científico, ensino da pessoas com deficiência visual, podcast, PDF, e modelagem no ensino de ciências.

STEAM é uma abordagem de ensino ativo e multidisciplinar que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e consciência ambiental, tendo a interação entre as disciplinas como ponto central onde o estudante participa ativamente do aprendizado ao ser instigado a encontrar soluções para problemas reais.

O termo STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics. A abordagem STEAM busca uma maior interação não só entre os conteúdos e as áreas do conhecimento, mas também entre os estudantes que aprendem de forma ativa e colaborativa.

Texto: Juliana Rosas