Departamento de Serviço Social abre seleção para projeto de extensão que discute formação brasileira a partir do cinema

4 de abril de 2024

O Departamento de Serviço Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), abriu um processo seletivo de estudantes para atuação no Projeto de Extensão “Brasil em Tela”. Estão sendo ofertadas quatro vagas, sendo duas vagas oferecidas para estudantes do curso de História e duas para estudantes do curso de Letras (Português).

Para participar da pré-seleção o(a) candidato(a) precisa preencher alguns critérios exigidos no edital, como estar matriculada entre o 2º e o último semestre, ter perfil compatível com os propósitos do projeto, atender às disposições do Edital 01/2024/PROEX/UEPB, no que diz respeito às “exigências ao aluno bolsista”, ter disponibilidade de horário e disposição para as atividades de extensão e, preferencialmente, ter habilidades para o manuseio de mídias digitais.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no período de 3 a 17 de abril, na Secretaria do curso de Serviço Social, que funciona na sala 307, 3º andar da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I. A seleção terá duas etapas, sendo que a primeira consiste numa análise da ficha de inscrição e a segunda numa entrevista presencial. O resultado final será divulgado até o dia 3 de maio.

Com um ano de duração, o projeto tem como público alvo 80 estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual em Campina Grande. O objeto é oportunizar aos estudantes o acesso a produções cinematográficas e outras mídias que permitam a apreensão, reflexão e debate críticos sobre a efetiva realidade brasileira, enfatizando nossa formação sócio-histórica desde o período da colonização, até os dias atuais.

Na cota 2023-2024 o “Brasil em Tela” alcançou 117 estudantes secundaristas e pelo menos 1/3 dos estudantes de 3º ano que participaram do Projeto ingressou na Universidade Pública através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Formam e apoiam o projeto o Grupo de Estudo, Pesquisa e Assessoria em Políticas Sociais (GEAPS), o Grupo de Pesquisa e Estudos Sobre Trabalho e Proteção Social (GETRAPS), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), o Núcleo de Pesquisas em Políticas de Saúde e Serviço Social (NUPEPS) e o Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS).

Confira o edital da seleção AQUI.

Texto: Severino Lopes