Dia Internacional das Mulheres: Reitoria da Universidade Estadual destaca luta por direitos e igualdade de gênero

8 de março de 2024

Conquistas. Lutas, sonhos, desafios, lutas por justiça e igualdade e enfrentamento da violência. O Dia Internacional da Mulher é sempre marcado por reflexões em torno dos direitos e das batalhas enfrentadas pelas mulheres. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem atuado fortemente em defesa de políticas públicas que favoreçam as mulheres e procurado contribuir para diminuir as estatísticas alarmantes. O Observatório do Feminicídio da Paraíba Bríggida Lourenço é um exemplo de que a instituição está preocupada com essa causa.

No Dia Internacional da Mulher, reitora e vice-reitora da UEPB, as professoras Celia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca transmitiram mensagens a todas as mulheres, em especial, às estudantes, professoras e servidoras técnico-administrativas da Instituição. As gestoras destacaram as lutas e conquistas das mulheres na luta por direitos.

A reitora lembrou o significado do 8 de Março. “O Dia Internacional da Mulher é uma data para celebração das conquistas, de luta por igualdade de gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres em todo o mundo. Devemos reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres ao longo da história, mas também destacar a importância de continuar lutando por igualdade de direitos e oportunidades”, enfatizou.

A professora Celia Regina também destacou os avanços alcançados pelas mulheres para garantir a sonhada igualdade de gênero em todos os aspectos da sociedade. “Embora muitos avanços tenham sido alcançados, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de gênero em todos os aspectos da sociedade. As mulheres ainda enfrentam desigualdades salariais, violência de gênero, falta de representatividade e discriminação em diferentes áreas. Portanto, o Dia Internacional da Mulher é uma data importante para lembrar que a luta pela igualdade de gênero é contínua e que todas as pessoas devem se empenhar para promover uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as mulheres”, destacou.

A professora Ivonildes Fonseca também destacou a importância da data e historiou sobre algumas das conquistas alcançadas pelas mulheres frutos de muita luta. A vice-reitora ressaltou que o 8 de Março vem ganhando um poder político, simbólico muito importante, principalmente na busca por direitos e sobretudo no enfrentamento contra as mulheres.

A docente frisou o avanço na luta das mulheres, principalmente com as articulações e movimentos dentro das universidades, que renderam alguns frutos desta luta, como a criação das delegacias especializadas e de leis como a Maria da Penha e a Lei que pune o crime de feminicídio.

“A violência contra as mulheres é um fenômeno que nem sempre foi visto como tal no Brasil. E só depois dos movimentos feministas e também dessa articulação com as universidades, o tema vem ganhando relevância. E por reivindicações dessas mulheres gritantes, ativistas que estão dentro das universidades, nós temos visto no Brasil algumas ações oficiais acontecerem, a exemplo da criação de delegacias especializadas no atendimento às mulheres e na criação de leis, a exemplo da Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio” observou a vice-reitora.

Texto: Severino Lopes