Direito à terra: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas promove 5ª edição do Abril Indígena

17 de abril de 2023

Para reconhecer, valorizar e defender as causas dos povos originários, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), que funciona no Centro de Educação (CEDUC), Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, realiza 5ª edição do Abril Indígena. Este ano o evento terá como tema “Direito à terra: resistência, educação e cultura dos povos indígenas”, e acontece no período de 24 a 27 de abril, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire.

O evento organizado pelas professoras Cristiane Nepomuceno, Patrícia Aragão e Margareth Maria de Melo contará com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos. Para promover as discussões, a atividade contará com a presença de 30 representantes de três etnias: Tabajaras, Potiguaras da Paraíba, e Kariri xocó de Alagoas. A abertura será na segunda-feira (24), às 18h, no Museu da Arte Popular da Paraíba (MAPP), com as cantigas e bailados de povos originários.

O evento segue na terça-feira (25), às 8h, com a palestra “Experiência no cotidiano da Educação Escolar Indígena”, ministrada pela professora Cristiane Ferreira Padilha, com mediação da professora Patrícia Cristina Aragão. Em seguida acontece a mesa-redonda “Os direitos dos povos indígenas: educação, saúde e terra”. Essa atividade contará com a participação de Josiane Cassiano Soares, presidente da Saúde Indígena, representante do Povo Potiguara, e a professora Magna Jeane Andrade Moura da Silva. Terá como mediadora a professora Roberta Rosa Portugal.

O evento continua à tarde com os minicursos “Literatura Indígena em Sala de Aula”, ministrado pela professora Jackeline de Almeida Silva (SEDUC/CG); “Pedagogia Decolonial e Educação Indígena”, ministrado pelo professor André Luís de Freitas Oliveira, da 3ª Região de Ensino; e “A representação do indígena presente na música e na literatura brasileira”, que terá como ministrantes as professoras Virna Lucia Cunha de Farias, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Edvaldo Lacerda.

Na quarta-feira (26) haverá uma roda de conversa abordando o tema “Enfrentamentos, experiências e práticas cotidianas”, a exibição do filme “Limolaygo Toype: a nossa luta não para! – Assembleia Xukuru do Ororubá”, do diretor Ítalo Jones; além da oficina “Ornamentos, pintura e acessórios indígenas”, que terá como ministrantes os representantes Potiguara, Tabajara e Kariri Xocó. O evento será encerrado na quinta-feira (27) com a Feira Agroecológica que funciona no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire.

No decorrer do evento os indígenas farão visitas a Escola Cidadã Integral Estadual Prefeito Willams Arruda, Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), Escola Cidadã Integral Itan Pereira, todas em Campina Grande, e a Escola Cidadã Integral Estadual Francisco Ernesto localizada, em Queimadas. “O intuito é promover o encontro dos estudantes da UEPB e da Educação Básica, profissionais da educação, com a matriz cultural indígena, discutindo a partir da fala dos indígenas, a questão da terra, educação, saúde e da situação que eles se encontram e da necessidade de políticas públicas”, explicou a coordenadora do NEABI, professora Cristiane Nepomuceno.

Texto: Severino Lopes