Dissertação de servidor da UEPB recebe prêmio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

22 de fevereiro de 2024

Com uma pesquisa que reúne elementos científicos às vivências relacionadas à formação profissional, o advogado da Universidade Estadual da Paraíba, Thales Linhares de Azevedo, recebeu menção honrosa pela dissertação intitulada “A captura do regulador no mercado de saúde suplementar e o risco à proteção do consumidor”, escolhida entre as cinco  melhores pesquisas do Programa de Mestrado Profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento – MPDJD do Instituto Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento (IDP). O evento contou com a presença do professor do Programa de Mestrado e também Ministro do STF, Gilmar Ferreira Mendes, que abriu a premiação.

Atuando como procurador geral da UEPB e integrando o corpo técnico-administrativo da Instituição há 7 anos, Thales Azevedo retrata a busca constante de atualização e crescimento profissional que marca a trajetória de servidores da UEPB. “Optei por um Mestrado profissional em face da possibilidade de realizar estudos com aplicação mais práticas e próximas das experiências de trabalho e aplicar o conhecimento adquirido no trabalho que desenvolvo na UEPB, além de me atualizar, o que é importante, especialmente, na área jurídica que vive em constante mutação e evolução da jurisprudência”, avalia.

Sob a orientação do professor Rafael de Paula Santos Cortez, a dissertação também foi publicada como livro pela Editora Dialética sob o título “A Captura do Regulador no Mercado de Saúde Suplementar e o Risco à Proteção do Consumidor”. O trabalho teve como base a análise do mercado de planos de saúde, mais especificamente a relação das Operadoras de Planos de Saúde e de consumidores e o órgão regulador, a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, e a capacidade destes de influenciar nas decisões do órgão regulador.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Arquivo pessoal