Divulgado edital para concurso público com 50 vagas para docentes do quadro efetivo da Universidade Estadual

Divulgado edital para concurso público com 50 vagas para docentes do quadro efetivo da Universidade Estadual
20 de setembro de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará concurso público para o quadro efetivo de docentes. O Edital 001/2022 foi publicado nesta terça-feira (20), no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE). Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas para quadro efetivo de professores(as) da Instituição, portadores dos títulos de mestre(a) e doutor(a). O último concurso para docente na UEPB ocorreu em 2016, sendo este o primeiro realizado pela gestão atual, a qual pretende estabelecer uma política de realização de um concurso a cada ano.

Das 50 vagas disponibilizadas, 37 serão para ampla concorrência, 10 para a população negra e três para as pessoas com deficiência, em conformidade com a Lei Estadual nº 31,12.169/2021 e com a Lei Complementar Estadual nº 154/2019. As vagas serão distribuídas nas diversas áreas do conhecimento em vários câmpus da Universidade.

A remuneração inicial para as vagas do certame varia de acordo com a titulação. Para o cargo de professor(a) mestre(a) a remuneração é de R$ 6.353,38; enquanto para professor(a) doutor(a) o salário é de R$ 8.338,82. O concurso será coordenado pela Comissão de Acompanhamento, Supervisão e Logística, composta por professores(as) e servidores(as) técnico-administrativos(as), tendo como titulares Maria do Socorro Barbosa, Ricardo Soares da Silva e Pollyanna Xavier Nunes; como suplentes Verônica Pessoa da Silva, Josenildo Maria de Lima e Ivan Barbosa dos Santos.

As inscrições serão realizadas de forma on-line, no período de 23 de setembro a 20 de outubro, com pagamento do boleto até o dia 21 do mesmo mês, através de preenchimento do Requerimento de Inscrição e da emissão da Guia de Recolhimento Único da UEPB – GRUEPB, no endereço eletrônico: https://sistemas.cpcon.uepb.edu.br/sigeps-app. Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, os(as) candidatos(as) deverão enviar a documentação exigida no Edital para o e-mail concursodocente@setor.uepb.edu.br, indicando no assunto do e-mail a palavra: “isenção”.

Já os candidatos(a) concorrentes às vagas reservadas a pessoas com deficiência, no período das inscrições, deverão encaminhar para o e-mail concursodocente@setor.uepb.edu.br, Laudo Médico original, expedido no prazo máximo de 90 dias antes do término das inscrições, atestando a espécie, o grau e/ou nível de deficiência conforme o caso, e outros documentos exigidos no edital.

O concurso será constituído de uma prova de expressão escrita, marcada para o dia 6 de novembro, e a prova de expressão oral, marcada para o dia 20 do mesmo mês, ambas em caráter eliminatório. A terceira etapa do certame constará de exame de títulos, com análise de títulos e pontuação, que será de caráter classificatório. Passadas estas três etapas, a Comissão de Heteroidentificação convocará os candidatos que se autodeclararam pretos(a) ou pardos(a) para aferir a autodeclaração, conforme instrução legal.

A divulgação do resultado final do concurso será no dia 4 de dezembro e a perspectiva é de que até o dia 12 do mesmo mês o certame seja homologado pelo Conselho Universitário (Consuni).

Integrante da comissão, o professor Ricardo Soares, pró-reitor de Gestão Administrativa, explicou que o concurso vem para suprir uma lacuna na UEPB devido à aposentadoria de docentes e falecimentos de outros(a), bem como, preencher as vagas em decorrência de licença. Este concurso, conforme ressaltou, também dota de vagas do período da Resolução/UEPB/CONSUNI/0176/2016, que regulamentou as normas de remoção para os docentes na Instituição. Os docentes aprovados, dentro do quadro de vagas, serão nomeados no início de 2023, quando deve ser iniciado o próximo semestre letivo e de acordo com o orçamento de pessoal aprovado na Lei Orçamentária Anual de 2023.

O Concurso terá validade de um ano, a contar da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial do Estado da Paraíba, podendo ser prorrogado por igual período, e a nomeação se dará em conformidade com a ordem de classificação. Todos os detalhes do concurso podem ser acessados no edital (com a retificação dos códigos dos cargos), disponível AQUI.

Texto: Severino Lopes