Docente da Universidade Estadual da Paraíba integra ranking de pesquisadores mais influentes do mundo

9 de novembro de 2021

Produzir um conhecimento que possa contribuir para o desenvolvimento da humanidade e ter o reconhecimento da sociedade pelos projetos que desenvolve, são algumas das principais motivações de pesquisadores que dedicam sua vida à ciência. Recentemente, uma publicação do Journal Plos Biology, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, trouxe um incentivo a mais para pesquisadores numa escala global, pois, atualiza as informações e evidencia o trabalho desempenhado por cientistas denominados como os mais influentes do mundo, considerando as citações da base de dados Scopus. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está presente na lista por meio do trabalho do pesquisador Rômulo Alves.

O estudo, publicado anualmente, apresenta o banco de dados atualizado de cientistas em dois rankings: um apresentando o impacto do pesquisador ao longo da carreira e outro para um único ano. A pesquisa reúne dados até agosto de 2021 sobre os pesquisadores que possuem maior impacto em suas áreas de pesquisa, classificando-os a partir das citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria.

Docente vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas, e dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB-UEPB), bolsista de produtividade 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atuando como um dos editores chefes da revista “Ethnobiology and Conservation” (Etnobiologia e Conservação), (indexada na Web of Science e Scopus), o professor Rômulo evidencia o trabalho de colaboração que tem desempenhado para a conquista desse reconhecimento.

“Você estar presente numa lista como essa é um reconhecimento a um trabalho de pesquisa de toda uma equipe associada a mim, parceiros, orientandos, enfim, um currículo é constituído através de parcerias. É a prova de que o nosso trabalho está tendo impacto em pesquisadores do mundo todo. Então eu fiquei muito feliz. Desde quando eu fazia graduação eu sempre gostei muito de desenvolver pesquisas, de ler, então acredito que, se você tem esse gosto e amor pela ciência isso gera publicações e as pessoas naturalmente passam a acessar o seu trabalho e os resultados vêm naturalmente”, avalia o professor Rômulo.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime Mendonça Júnior, enfatiza a relevância desta conquista para a UEPB e para o Estado. “É muito orgulho para a UEPB contar com um professor na lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo. Isso prova mais uma vez que as pesquisas realizadas na UEPB não devem em nada para as pesquisas realizadas ao redor do mundo. Além disso, mais importante do que figurar nessa lista é conseguir permanecer nela por anos consecutivos, como o professor Rômulo tem feito. Isso é o reflexo de muitos anos de dedicação à pesquisa, de uma frequência de publicação de resultados dos estudos e também de uma grande aceitação do trabalho do nosso pesquisador pela comunidade científica mundial”, avalia.

Com experiência na área de Zoologia e ênfase em Etnozoologia, o professor Rômulo Alves desenvolve estudos voltados ao uso e conservação de espécies animais, comércio de animais silvestres, etnoecologia, atividades cinegéticas e zooterapia. A partir desse conhecimento e vivências o docente destaca que tem auxiliado na formação de novos pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, que após a formação na UEPB passam a integrar os principais centros de pesquisa do país e do exterior, conquistas importantes que, embora não sejam mensuradas diretamente nesse tipo de ranking, evidenciam a vocação da instituição para a pesquisa e para a formação de novos cientistas.

A publicação com os dados completos pode ser acessada aqui.

Texto: Juliana Marques