Docente do CCJ da UEPB profere palestra na Universidade de Estudos Internacionais de Roma

29 de fevereiro de 2024

No último dia 22 de fevereiro, o professor Luciano Nascimento Silva, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi convidado a proferir palestra na Universidade de Estudos Internacionais de Roma, Itália. O convite surgiu após acordo de cooperação internacional entre a UEPB e outras instituições.

O professor Luciano contou que, em 2016, a UEPB, assinou a Convenção de Cooperação Universitária Internacional para intercâmbio de estudantes e corpos técnico e docente com a Universidade de Estudos Internacionais de Roma (UNINT). Nesta, havia uma cláusula que estabelecia uma parceria de organização de um programa de doutorado internacional que, inclusive, abriria vagas para ingresso de professores da UEPB.

Nascia, portanto, o Programa de Doutorado em Pesquisa em Relações Interculturais e Gestão Internacional, sob organização da UNINT, da UEPB e da Universidade da Macedônia, na Grécia, que recebe pesquisadores do Brasil, Itália, Grécia, Ásia, países da África e do Oriente Médio.

Desde 2018, a UEPB fixou um docente dos seus quadros como professor colaborador do programa, o professor Luciano Nascimento Silva, atualmente diretor adjunto do CCJ. Desde então, o professor vai a Roma para proferir conferência internacional de abertura da segunda metade do ano letivo do programa de doutorado. Lá, o ano letivo se desenvolve de setembro a junho, com um intervalo mês de dezembro. Em 2023, o professor Luciano proferiu conferência internacional no âmbito da programação do doutorado com o tema “BRICs vs União Europeia – Direito, Política e Economia”.

Em fevereiro de 2024, atendeu pedido da organização do doutorado da UNINT para proferir conferência internacional na Faculdade de Interpretação e Tradução do Centro Universitário de Línguas Português/Italiano, para o corpo discente de licenciatura em língua e literatura italiana e portuguesa, estudantes do Brasil, Itália, África e América Latina, com o tema “Jorge Amado, Capitães da Areia e a literatura crítico-social”. Tal exemplo mostra a internacionalização da UEPB, reconhecimento internacional do seu corpo docente pelo reconhecimento internacional e capacidades dos seus professores.