Dois estudantes de Relações Internacionais são selecionados para estágio na Secretaria do MERCOSUL

25 de setembro de 2023

Dois estudantes do curso de Relações Internacionais, do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em João Pessoa, foram selecionados para o Programa de Estágios da Secretaria do MERCOSUL 2023 (PESM).

Marilia Moreira da Costa, discente 8º período, desenvolverá suas atividades no Setor de Normativa e Documentação. Já Murilo Aragão dos Santos, 7º período, atuará na Unidade Técnica de Cooperação Internacional. Ambos destacam a empolgação em fazer parte da oportunidade. “Estou certo de que essa experiência irá agregar imensamente na minha trajetória profissional”, destaca Murilo. O estágio está com início programado já para outubro.

A seleção, realizada através de uma parceria do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG) com a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), foi destinada a estudantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação nas de instituições acadêmicas com Acordo de Cooperação formalizado com a instituição.

O processo seletivo contou com duas etapas. A primeira, realizada internamente na UEPB, pré-selecionou 14 estudantes de quatro cursos de graduação, os quais tiveram seus nomes encaminhados para fase final, promovida pelo Comitê Gestor do Mercosul a fim de que fossem submetidos a uma entrevista e tivessem seus currículos analisados.

A UEPB, a por meio das ações desenvolvidas em parceria com o CEAPPG, em julho de 2022, firmou Convênio com a Secretaria do MERCOSUL e está entre as poucas instituições no Brasil que podem ofertar a oportunidade de capacitação, pesquisa e aquisição de experiência, em um órgão do MERCOSUL, com sede em Montevidéu.