E-troka: equipe de projeto de extensão lança plataforma desenvolvida para troca de produtos e serviços

29 de novembro de 2022

Com uma perspectiva de desenvolver o consumo consciente e a economia criativa, a equipe do projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) denominado “Reutiliza – Desenvolvendo o consumo consciente e a economia criativa para o alcance dos ODS”, realizou, durante a 8ª edição da EXPOTEC, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa, o lançamento da plataforma E-troka.

A plataforma, destinada a aproximar consumidores que queiram efetuar a troca de produtos e/ou serviços, está em fase final de desenvolvimento a partir de um esforço coletivo de discentes de Computação e Relações Internacionais da UEPB e estudantes de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sob a coordenação da professora do Câmpus V, Lucila Vilhena. De acordo com a docente, a criação da plataforma, que é gerenciada por alunos da UEPB, é fruto de um trabalho realizado ao longo dos quatro anos do projeto reutiliza, articulado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

“O projeto reutiliza foi criado em 2018, durante a EXPOTEC, diante da possibilidade de, através do estudo dos ODS, apresentar uma proposta de consumo consciente que possibilitasse maior vida útil aos produtos, evitando o descarte. A partir dessa perspectiva, surgiu a ideia de criar um negócio, abrir uma empresa com esse direcionamento, uma plataforma online que servisse para conectar os usuários do Brasil inteiro. Convidamos alguns alunos de Ciência da Computação da UEPB para criar o site no qual divulgamos a plataforma e um grupo de desenvolvedores do curso de Computação da UFCG criou a E-troka. Além destes, toda a parte de criação de conteúdo para divulgação das ações conta com o suporte dos estudantes de Relações Internacionais. Estamos na fase final de testes para dar início à utilização da plataforma. Também estamos programando uma feira de troca de produtos que será realizada na UEPB em breve”, explica Lucila.

Recentemente, o Projeto Reutiliza esteve presente na EXPOTEC 2022, onde foi possível ampliar as parcerias e a divulgação das ações realizadas pela equipe da UEPB. Além disso, foi feito o lançamento oficial da Plataforma E-troka, e a fundadora, professora Lucila Vilhena, e a presidente, a estudante de computação da UEPB, Marialice Freitas, realizaram palestras durante o evento.

De acordo com a discente de Relações Internacionais Beatriz Lourenço, que integra o Projeto Reutiliza, “a Expotec foi de grande enriquecimento para os estudantes e uma oportunidade de representar a E-troka no programa Ouse Criar atuando como jurada, avaliando projetos de negócios de alunos do ensino médio da rede pública de ensino. Foi importante para desenvolver os interesses no mundo dos negócios”, avalia.

Gerida por estudantes vinculados ao Projeto Reutiliza, o E-troka funcionará como uma vitrine de escambo digital que conecta, sem uso de dinheiro, pessoas que desejam anunciar produtos e/ou serviços com pessoas que desejam adquirir novos produtos e/ou serviços. Para efetuar as trocas não será necessário se associar e nem fazer uso de dinheiro. Embora ainda esteja na fase de testes, com as funções básicas em funcionamento, a plataforma já permite o cadastro de novos usuários.

Com apoio da Financiadora de Estudos e Projeto (FINEP) e Sebrae, atualmente a equipe do E-troka está vinculada ao Programa Startup Nordeste, com um aporte financeiro que corresponde a uma bolsa destinada à Empresa. Outras informações: https://etrokabrasil.com/.

Texto: Juliana Marques