Editora da Universidade Estadual da Paraíba faz chamada para e-book sobre jornalismo de soluções

17 de abril de 2023

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) convida pesquisadores e jornalistas a participarem da chamada para artigos que irão compor uma coletânea sobre jornalismo de soluções. Os trabalhos completos para o e-book “Jornalismo de soluções: desafios e vivências inovadoras” podem ser submetidos gratuitamente até o dia 10 de julho.

Para o professor responsável pela iniciativa, Antonio Simões, do Departamento de Comunicação da UEPB, o jornalismo de soluções, gradativamente, conquista seu espaço na academia e entre organizações jornalísticas de pequeno, médio e grande portes de vários países pelo mundo. Porém, ainda persiste a desinformação sobre suas características distintivas, seu potencial de ampliação da credibilidade das notícias.

O livro será editado em formato digital e lançado no primeiro semestre de 2024 pela EDUEPB, com 12 capítulos. Serão publicados até seis artigos científicos e até seis relatos de experiência de jornalistas sobre projetos inovadores focados em soluções. Na primeira parte da obra, os principais pesquisadores brasileiros dessa nova abordagem jornalística terão a missão de mapear os desafios para o reconhecimento, a popularização e a consolidação do jornalismo de soluções entre jornalistas, no mercado profissional e na academia, bem como apresentar os mais recentes estudos e descobertas nessa área.

Na segunda parte, jornalistas de vários estados brasileiros explicarão como estão sendo constituídas as vivências profissionais ancoradas primordialmente em um jornalismo propositivo, que vai além do relato do problema e consegue contar histórias focadas em respostas aos desafios sociais complexos como, por exemplo, crise ambiental, segurança pública, mobilidade urbana, saúde, educação, entre tantos outros.

O professor Antonio Simões, organizador do livro, convida pesquisadores e jornalistas a participar da chamada e integrar a coletânea especial da EDUEPB sobre jornalismo de soluções. Os capítulos devem ser enviados até o dia 10 de julho de 2023 para o e-mail simoes@servidor.uepb.edu.br ou simoesmenezes@gmail.com, com o assunto: “E-book Jornalismo de Soluções – Nome do primeiro autor”, seguindo as normas de publicação da Editora.

Antonio Simões é doutor em Ciências Sociais, mestre em Comunicação, jornalista e professor do curso de Jornalismo da UEPB. Em 2022, lançou o livro intitulado “Jornalismo de Soluções”, da editora Appris. Coordena o projeto de Extensão Anti-horário e compõe o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (MOBJOR).

Normas para elaboração e submissão dos textos
O texto a ser publicado deve ser redigido com no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5 (exceto citações diretas longas, que terão espaçamento 1). Margens superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm.

Os relatos de experiência devem seguir a seguinte estrutura: introdução, contextualização do produto jornalístico, rotinas produtivas, inovações da experiência, resultados obtidos e considerações finais. Os textos deverão ser redigidos em português ou espanhol. As notas de rodapé, quando imprescindíveis, devem ser em número reduzido e concisas.

Caso considere necessário, o autor poderá convidar até cinco coautores, brasileiros ou não, para participarem do seu texto. Os textos deverão ser encaminhados já com a revisão linguística e de normalização segundo ABNT em vigência. Os autores concedem gratuitamente à EDUEPB todos os direitos para publicação e comercialização de seus textos.

O autor de fotografias é responsável pelo teor e conteúdo das imagens, incluindo autorização de uso da imagem e publicação. É obrigatória, em caso de imagens nas quais apareçam pessoas, a autorização de uso de imagem das mesmas.