Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança quatro livros digitais na área de Comunicação

20 de julho de 2021

Pela primeira vez, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) tem quatro lançamentos inéditos na área de Comunicação em um só semestre. A Editora Universitária há algum tempo vem diversificando seus trabalhos, parcerias e publicações e recentemente este campo do saber ganhou evidência, com obras de autores paraibanos e pesquisadores de destaque no cenário nacional.
Os livros lançados em formato digital pela EDUEPB na área de Comunicação no primeiro semestre de 2021 foram: “Comunicação, aprendizagens e sentidos: difusão, mediação, interfaces, bifurcações”, de Aline Weschenfelder e Antônio Fausto Neto (organizadores); “Eleições 2020: comunicação eleitoral na disputa para prefeituras”, de Aryosvaldo de Castro Azevedo Jr., Karina Lançoni Bernardi e Luciana Panke (organizadores); “Mutações do Trabalho – Paraíba: radar jornalístico em tempos de pandemia”, de Cremilda Medina (organizadora); e “Comunicação Rural”, de Luís Fernando Soares Zuin.
“Estas publicações trazem discussões atuais da área de Comunicação, ao mesmo tempo que é feita por grandes pesquisadores do campo, como Cremilda Medina e Antonio Fausto Neto. A Comunicação Rural tem crescido no país e tem se falado cada vez mais de política e eleições no país, devido aos acontecimentos que estamos presenciando”, comentou o professor Cidoval Morais, diretor da EDUEPB.
A jornalista e pesquisadora paraibana Ana Lúcia Medeiros foi a coordenadora do livro organizado por Cremilda Medina, decana da Comunicação no Brasil e professora titular sênior da Universidade de São Paulo (USP). Ana Lúcia é autora de um dos textos da obra e assina o prefácio, surgido por acaso, segundo ela. O livro é escrito por jornalistas e pesquisadores de jornalismo e comunicação que, como a maioria da humanidade, nunca haviam enfrentado uma pandemia. E assim como aconteceu com várias profissões, tiveram que se reinventar ou repensar paradigmas.
“Não estava decidido se haveria posfácio ou quem escreveria. O texto foi motivado pelo falecimento do professor Wellington Pereira durante a pandemia, justamente de Covid-19, algo que foi impactante para todos os envolvidos no livro e vários colegas da área”, relatou Ana Lúcia. O texto foi publicado postumamente e acabou por ser uma das últimas publicações do escritor e pesquisador paraibano, então professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A obra foi lançada oficialmente em maio deste ano, por meio de uma transmissão ao vivo pela internet. Com a presença dos docentes Cidoval Morais, Cremilda Medina e da pesquisadora Ana Lúcia Medeiros. No mesmo dia da live, o livro já contava com dois mil downloads. “Isso mostra o alcance do livro e a necessidade do jornalismo e da comunicação, cada vez mais reconhecidos como necessários”, pontuou Ana Lúcia.
O livro “Comunicação Rural”, de Luís Fernando Soares Zuin, surgiu após contato direto do autor com a Editora Universitária. Zuin é docente da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, graduado em Zootecnia, mestre em Medicina Veterinária e doutor em Engenharia de Produção. Porém, essa obra é resultado de uma pesquisa onde foi desenvolvida uma metodologia de comunicação dialógica, trazendo importantes considerações sobre a comunicação realizada entre os extensionistas rurais e os agricultores em territórios rurais que criam gado de corte na América Latina.
Professores do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral, da Universidade Federal do Paraná (CEL-UFPR), do qual participam docentes da UEPB, são os autores do e-book “Eleições 2020: comunicação eleitoral na disputa para prefeituras”. A exemplo do professor Rostand Melo, do Departamento de Comunicação (Decom). “Nós temos uma parceria com esse grupo de pesquisa, que envolve professores da UEPB. A parceria foi articulada há algum tempo, em gestão anterior, mas nós vamos mantê-la e já há planos de lançamentos futuros”, afirmou o professor Cidoval Morais.
O professor do Decom, Roberto Faustino, um dos intermediadores entre a UEPB e UFPR, afirmou que com um terceiro volume sobre o tema, que deverá sair em breve, a EDUEPB cria definitivamente o selo Comunicação Política Eleitoral. “A criação do selo não só ratifica a parceria com o CEL-UFPR, mas amplia outras colaborações, inclusive com pesquisas e autores paraibanos”, afirmou Faustino.
Todas as obras citadas podem ser baixadas gratuitamente pelo site da EDUEPB, que também contém outros lançamentos e edições de anos anteriores.
Texto: Juliana Rosas