Editora da Universidade Estadual da Paraíba vence Prêmio ABEU 2022 com trilogia Cartas a Paulo Freire

21 de novembro de 2022

Uma conquista inédita. Um sonho realizado. Simplesmente o 1º lugar entre as melhores produções acadêmicas do Brasil. E mais um feito para a história. A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) venceu o 8º Prêmio ABEU 2022, um dos maiores prêmios da literatura nacional e maior prêmio do livro universitário do país. A conquista veio com a trilogia “Cartas a Paulo Freire: escritas por quem ousa esperançar”, enaltecendo a trajetória e o legado do educador e filósofo que revolucionou a educação. A EDUEPB venceu na categoria Ciências Humanas.

A solenidade de premiação aconteceu no sábado (20), no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (SP). Esta é a premiação que anualmente reconhece as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como o projeto gráfico mais acurado. A nova conquista atesta a qualidade dos livros publicados pela Editora da Universidade Estadual.

Cartas a Paulo Freire, coordenado pelo professor Cidoval Morais, foi um projeto concebido pela UEPB dentro das homenagens do centenário do educador que lançou as bases de uma educação com proposta libertadora. O primeiro volume foi composto por 70 cartas escritas por professores de todos os estados e regiões do país, que trabalham sob a influência do educador. O segundo volume teve a participação de cartas de freireanos de países da América Latina, como Peru, Chile, Colômbia, Argentina e Equador, e participação de freireanos da Espanha e Portugal. Já o terceiro volume trouxe cartas de professores de países onde Paulo Freire passou e deixou marcas.

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba, professora Célia Regina, celebrou a conquista. “A editora da nossa UEPB conquistou o 1º lugar do Prêmio da Abeu. Estamos muito felizes. Parabéns a EDUEPB, ao professor Cidoval Morais, autores e autoras que participaram de grandioso projeto”, comemorou a reitora. Nas redes sociais, vários estudantes, professores e membros da comunidade universitária também comemoraram a conquista inesquecível. A obra vencedora da Editora da UEPB está em destaque no site oficial da ABEU.

O diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, comemorou a conquista e reafirmou que vencer o Prêmio ABEU representa um reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há bastante tempo pela Editora. “É o reconhecimento pela qualidade do nosso trabalho, da nossa equipe técnica, da nossa equipe de autores, do nosso Conselho Editorial. Não faríamos isso, nem chegaríamos a tanto se não fosse o apoio das reitoras Celia Regina e Ivonildes Fonseca. Fomos a única editora universitária do Nordeste a ficar entre os finalistas”, comemorou.

Concorrendo com grandes editoras de relevantes universidades, a EDUEPB também foi finalista com a obra “A pandemia na sociedade de risco: perspectivas da comunicação”, organizada por Cidoval Morais e Cilene Victor. Nessa, a Editora ficou em 2º lugar.

Concebida para divulgar a produção de autores paraibanos, principalmente professores da Universidade Estadual da Paraíba tem se destacado na produção científica, acadêmica e literária, tendo inclusive, vencido dois prêmios Jabutis, considerado o Oscar da Literatura nacional.

Texto: Severino Lopes