EDUEPB lança e-book sobre relatos de experiências nacionais e internacionais envolvendo jornalismo de soluções

30 de abril de 2024

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) publicou o e-book “Jornalismo de soluções: desafios e vivências inovadoras”. O livro digital é gratuito e já pode ser acessado, distribuído e compartilhado publicamente a partir DESTE LINK. A obra é dividida em duas partes: a primeira é composta por textos elaborados por pesquisadores e apresentam estudos atuais desenvolvidos na academia, desde a graduação até a pós-graduação, sobre essa nova abordagem jornalística. Já a segunda apresenta relatos de jornalistas que praticam Jornalismo de soluções nas redações pelo Brasil e em outros países da América Latina.

Há também um texto da jornalista Tina Rosenberg, vencedora de um Prêmio Pulitzer – promovido pela Universidade de Colúmbia e considerado o mais importante do jornalismo nos Estados Unidos – e co-fundadora da Solutions Journalism Network (SJN), sobre os 10 anos de existência da SJN. Esta é possivelmente a mais importante entidade de fomento ao Jornalismo de soluções em todo o mundo.

A partir do próximo mês, a obra começa a ser lançada oficialmente. Em âmbito regional, no dia 9 de maio, ela deve integrar a sessão de lançamento de publicações no 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, que ocorrerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Contudo, o organizador do livro, professor Antonio Simões, do curso de Jornalismo da UEPB, espera que várias atividades de lançamento sejam realizadas no Brasil no exterior. Ele pediu aos autores da obra, que contou com a participação de pesquisadores e jornalistas nacionais e internacionais, para que eles promovam alguma atividade de divulgação local do livro e, sobretudo, para fomentar o debate sobre o Jornalismo de soluções nas instituições em que atuam.

Este é o segundo livro em língua portuguesa sobre Jornalismo de soluções, abordagem inovadora que tem como um de seus objetivos dar visibilidade para as respostas, desenvolvidas pelos mais diversos agentes, aos desafios sociais contemporâneos. O primeiro livro, que foi escrito pelo professor Antonio Simões, chama-se “Jornalismo de soluções”. A obra foi publicada em 2022 e já é referência para pesquisadores dessa área.