Egresso de Jornalismo é selecionado e participa de curso de trainee no jornal Correio Braziliense

18 de outubro de 2023

Estudante egresso do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi selecionado para curso inédito de treinamento do jornal sediado na capital federal, o Correio Braziliense. João Paulo Cardoso encontra-se em Brasília, entre a turma do novo programa de trainee para jovens jornalistas, voltado para estudantes e recém-formados, com foco a cobertura do setor de Saúde do país.

João Paulo concluiu o curso de Jornalismo na UEPB em junho de 2023. Em agosto, participou da seleção da primeira edição do curso “Jornalismo na Prática”, do Correio Braziliense, um programa de treinamento para jovens profissionais que estão ingressando na profissão. Foram oferecidas 20 vagas, disputadas por 116 pessoas de todo o país. Primeiramente, aconteceram aulas on-line, no mês de setembro. Em outubro, João Paulo começou a participar das aulas e treinamento presenciais.

Natural de Pocinhos, na Paraíba, João Paulo estudou Jornalismo no Câmpus I, em Campina Grande. “Meu sonho sempre foi trabalhar em um jornal de grande expressão. Quando vi a oportunidade de fazer um curso de trainee, logo me inscrevi. O curso é baseado em jornalismo de Saúde. Pela manhã, temos aulas presenciais; na parte da tarde, fazemos um rodízio pela redação do Correio Braziliense”, disse o recém-formado.

Ele ainda comentou sobre o que está vivendo. “É uma experiência única. Temos ótimos coordenadores que nos guiam pelo caminho certo. Estamos sendo treinados por Andréia Lago e Raul Pilati, ambos com várias experiências em redações jornalísticas”, acrescentou.

Sobre o que deseja fazer após o treinamento, ele afirmou que espera trabalhar no Correio. “Creio que após o curso, as oportunidades aparecerão. Minha vontade é de ficar no jornal. Também vale salientar que a UEPB me ensinou muita coisa, mas este treinamento do Correio está lapidando minha carreira profissional”, disse. “Agradeço muito aos professores Hipólito Lucena, Fenando Firmino, Cássia Lobão, Leonardo Alves e Rostand Melo. As aulas deles foram essenciais para a minha carreira no mercado de trabalho”, complementou.

Apesar de o curso focar em Saúde, na reportagem do Correio Braziliense que entrevistou os trainees, João Paulo afirmou que desejaria ficar na editoria de Esportes ou Cultura. Ele também citou que trabalhou nesta área cobrindo os festejos juninos de Campina Grande.

Sobre o curso
Mestra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA pela Universidade de São Paulo, Andréia Lago é coordenadora do curso e acumula experiências em grandes veículos de comunicação no Brasil. Ela explica que os 20 jovens jornalistas selecionados para o curso terão uma formação mais específica em saúde, principalmente no sistema público brasileiro, único no mundo.

Realizado em período integral, o curso possibilitará que recém-formados aprofundem discussões jornalísticas e ampliem conhecimentos técnicos e teóricos sobre a cobertura de assuntos de saúde, segundo o jornal. As atividades estão ocorrendo desde 11 de setembro, seguem até 10 de novembro e são gratuitas para os selecionados.

Durante a experiência, os profissionais terão a oportunidade de aprender formas de como o jornalismo deve cobrir o negacionismo, buscar fontes qualificadas e abordar autoridades, tudo na prática. A primeira turma está recebendo formação teórica e prática para a cobertura de Saúde no Brasil, área cujo acompanhamento jornalístico mostrou-se imprescindível durante a pandemia de covid-19 e que requer conhecimento específico e precisão.

O programa prevê aulas, palestras e entrevistas com profissionais da área em módulos sobre saúde pública, pesquisas de medicamentos e informação científica, saúde complementar e doenças prevalentes no país. Os participantes do curso também terão contato próximo com repórteres e editores do Correio, que vão abordar questões como ética jornalística e combate à desinformação.

Após a fase on-line do curso, os jornalistas começaram rodízio entre as editorias do Correio Braziliense. Ao final do programa, a turma produzirá um caderno especial sobre um tema ainda a ser revelado.

Andréia Lago coordena o curso ao lado do jornalista Raul Pilatti, também com grande experiência na imprensa nacional. A diretora de redação do Correio, Ana Dubeux, é a coordenadora-geral. Na turma, há representantes de Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, Pará, Paraíba e Paraná, entre outros, uma turma diversificada e representativa.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação