Empréstimos no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual é ampliado para todos os alunos

29 de setembro de 2020

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou uma nova etapa para o empréstimo de livros. Agora, a concessão de materiais também está aberta a todos os alunos da Instituição e não apenas aos concluintes. A solicitação deve ser feita até o de 4 de outubro e de forma on-line, seguindo o protocolo descrito no “Tutorial de empréstimo no período da pandemia”.

Para continuar a promover assistência bibliográfica à comunidade acadêmica da Universidade, após os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o SIB começou a flexibilização de atendimento presencial no início de setembro. A primeira etapa consistiu na abertura de empréstimo a alunos concluintes da graduação e pós-graduação, respeitando o distanciamento social e cumprindo as exigências sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os empréstimos, agora abertos aos demais alunos, bem como a docentes e técnicos com cadastro no sistema, seguem o protocolo mencionado anteriormente, que deverá ser feito on-line e agendados de acordo com as demandas de cada biblioteca. O usuário cadastrado deve acessar o Catálogo do SIB-UEPB para realizar a consulta do material de sua preferência, anotando o número do Registro Bibliográfico (RB) e número de exemplar da obra selecionada. Cada usuário pode tomar por empréstimo até quatro livros.

Depois da seleção, o estudante deve enviar e-mail para a biblioteca em que o material se encontra, informando nome completo, matrícula, curso, número do RB e número do código do exemplar. Em seguida, o servidor da biblioteca encaminhará um e-mail para o aluno, agendando a retirada do material. O atendimento será realizado apenas por meio de agendamento. O SIB cumprirá todas as exigências sanitárias, como o uso de equipamento de proteção individual, e receberá apenas usuários que estejam usando máscara.

Kênia Araújo, diretora da Biblioteca Central da UEPB, destaca que a primeira etapa foi realizada de forma tranquila, sem aglomerações e que o sistema conseguiu atender todos os solicitantes, por isso conseguiu-se seguir para a etapa seguinte. Ela também reforça que todos os funcionários no atendimento têm à disposição álcool em gel, devem usar luvas e máscaras, e o material de empréstimo vem devidamente protegido.

Texto: Juliana Rosas