Encerramento do Abril Verde mostra ações de prevenção e alerta sobre perigos de acidentes de trabalho

29 de abril de 2024

Os dados são preocupantes. Durante os anos de 2022 e 2023, mais de cinco mil acidentes de trabalho aconteceram em Campina Grande e nos demais 69 municípios da macrorregião de abrangência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Na Paraíba, a cada dia, 15 pessoas são vítimas de acidentes no ambiente de trabalho.

Os números foram apresentados durante o encerramento da Campanha Abril Verde na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento, promovido pela Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhado (CIAST) e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio dos Setores Saúde do Trabalhador e Serviço Social, aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), no Auditório de Psicologia no Câmpus I.

Durante o evento, foi feito um resumo da trajetória de trabalho realizado pela CIAST, desde a sua criação há 15 anos, bem como um balanço dos trabalhos realizados na UEPB durante 10 anos da campanha Abril Verde. De forma unânime, todas as pessoas que discursaram na mesa de abertura destacaram o avanço da política de prevenção de acidentes executada na Instituição. Prova disso é que um conjunto de ações preventivas são realizadas durante o ano nos oito câmpus, tendo sido intensificadas na última década, no mês de abril.

A atividade desta segunda-feira marcou a culminância dos trabalhos realizados pela UEPB na campanha deste ano que teve como tema “Abril Verde – 10 anos: adoecimento também é acidente de trabalho”. O evento contou com a presença da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima; da coordenadora da CIAST, Joselma Lacerda; o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB/UEPB), Gustavo Terto; além dos convidados e parceiros da Instituição: o procurador do Ministério Público do Trabalho, Marcos Antônio Almeida; a coordenadora do CEREST, Camila Mendes; e a gerente de serviços especializados da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Ana Carla.

As boas-vindas aos presentes foram dadas pela vice-reitora Ivonildes Fonseca que destacou a preocupação da UEPB em garantir um ambiente seguro para os servidores, além de ter todo um cuidado com a saúde tanto física como psicológica. “Estou muito feliz em fazer parte deste ambiente em que não se discute apenas o direito ao trabalho, mas também o cuidado no exercício do trabalho. Eu quero dizer que nós reconhecemos o trabalho da PROGEP e da CIAST porque sempre estão nos diversos câmpus com ações e com atuação muito intensa”, ressaltou.

Em meio a divulgação das ações da UEPB voltada para o cuidado e a saúde dos(as) servidores(as), o procurador do Ministério Público do Trabalho, Marcos Antônio Almeida, defendeu o avanço das ações que visam alertar a sociedade acerca da necessidade de se resguardar e garantir um ambiente de trabalho digno e seguro. Ele elogiou a iniciativa da UEPB que, segundo ele, visa trazer esse alerta sobre os riscos inerentes de acidentes no ambiente de trabalho no setor público.

“Muito relevantes ações como essas porque visam alertar sobre os riscos de acidentes de trabalho e como prevenir as doenças ocupacionais para que se possa resguardar a integridade física e também mental desses trabalhadores”, observou enfatizando que na Paraíba e no Brasil os índices ainda são alarmantes, sendo que no Estado, todos os dias pelo menos 15 trabalhadores sofrem algum tipo de acidente.

Em sua participação, a coordenadora do CEREST, Camila Mendes apresentou números alarmantes. Segundo os dados, Campina Grande é o segundo município do Estado e o 34º do País em ocorrência de acidentes de trabalho. Em média, cinco acidentes por dia são registrados na cidade. Os dados servem de alerta e ações como as realizadas pela UEPB que podem contribuir para reduzir as estatísticas.

A representante da Prefeitura de Campina Grande, Ana Carla também fez um alerta para a necessidade de ações ao longo de todo o ano para evitar o crescimento das estatísticas e resguardar cada vez mais a vida dos trabalhadores. Já a coordenadora do CIAST, Joselma Lacerda enfatizou que o Abril Verde faz parte de uma grande campanha comemorada no dia 28 de abril em memória das vítimas de acidentes de trabalho. “Essa campanha tem o sentido de conscientizar e discutir essa questão de saúde do trabalhador com a sociedade, mostrando a necessidade da prevenção do acidente de trabalho. A temática deste ano aponta para um tipo de doença que só é manifestada no decorrer do tempo” observou.

Um dos momentos marcantes do evento foi a leitura da “Carta da Saúde do Trabalhador, uma Construção Histórica”, feita pela assistente social Juliana Granjeiro (foto à esquerda). Na leitura, ela fez um resumo dos 15 anos da política de prevenção do acidente de trabalho na UEPB. Ela destacou algumas ações como cursos e seminários, além da adesão há 10 anos da campanha nacional do Abril Verde.

O momento reflexivo seguiu com a exibição do vídeo “10 Anos do Abril Verde na UEPB”, com um resumo de uma década de trabalho. O evento foi encerrado com as mesas temáticas “A importância da notificação em Saúde e Segurança do Trabalho”, “Ocorrências de saúde e acidentes de trabalho – como proceder”, e o “Lançamento e Treinamento da CIAST.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Severino Lopes e Pazinha Lemos