Equipe da Codecom UEPB participa de treinamento sobre comunicação e mídias sociais

26 de agosto de 2019

Os profissionais e estagiários de jornalismo que atuam na Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participam, a partir desta terça-feira (27), de uma série de atividades voltadas ao aperfeiçoamento do trabalho jornalístico desenvolvido pelo setor para divulgação institucional da Universidade e melhor interação com os públicos interno e externo. As atividades do treinamento envolvem abordagens sobre técnicas para vídeorreportagem, atuação em cerimonial, técnicas de entrevista, criação e design, produção de conteúdo para mídias sociais, entre outros aspectos que envolvem o trabalho em comunicação.

Trata-se de iniciativa regular da Codecom, desenvolvida inclusive nos câmpus fora da sede da UEPB, como já ocorreu em semestres anteriores, envolvendo direções e equipes dos Centros de Ensino da Universidade, situados em Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna, com a capacitação “Seja um colaborador da Coordenadoria de Comunicação da UEPB”, elaborada pela servidora e jornalista Giuliana Rodrigues.

As capacitações deste semestre serão ministradas pelos jornalistas Givaldo Cavalcanti e Luciellen Lima, pelo publicitário e jornalista Emerson Saraiva e pelos designers Julio Cesar Gomes de Oliveira, Marcelo Davi Serafim Duarte e Lediana Costa, todos servidores lotados na Codecom, além de Mariene Braz e Roniery Costa, servidores da Coordenação do Cerimonial da UEPB.

Conforme o coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena, a capacitação faz parte de uma atividade regular dos trabalhos da Codecom, desenvolvida semestralmente, quando o setor recebe alunos de jornalismo da UEPB e de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para a realização de estágio obrigatório, e tem como proposta ampliar os resultados dos trabalhos da Codecom no tocante a difundir as ações da UEPB, bem como fortalecer o aprendizado dos estudantes que, com o estágio, vivenciam situações típicas do mercado de trabalho.

Com utilização de plataformas diversas para apresentar as ações da Universidade Estadual da Paraíba, a Codecom leva para a comunidade acadêmica e sociedade em geral, diariamente, diversas notícias e informações sobre as ações da Instituição. Site, e-mail, página em Facebook, perfis no Twitter e Instagram, TV UEPB e Rádio UEPB compõem os canais de comunicação da Universidade com a população. Nas mídias sociais, além das postagens, a equipe trabalha no feedback aos usuários, que entram em contato para tirar dúvidas e solicitar informações diversas. São quase 70 mil seguidores nos perfis das redes sociais da Instituição. No site, a atualização diária de notícias leva informações para mais de 16 mil pessoas que acessam a página www.uepb.edu.br todos os dias.

A Coordenadoria de Comunicação da UEPB é subdividida em setores que envolvem os diversos campos de atuação comunicacional da Instituição. São eles: Redação, que atua diretamente na produção de notícias para o Portal da Universidade; TV UEPB, com produção de reportagens audiovisuais, transmissões ao vivo de eventos e produção de programas de entrevistas, culturais e acadêmicos; Rádio UEPB, com produções em áudios de notícias e programas de entretenimento; Clipagem e Fotografia, que cuida do arquivo sobre tudo o que é veiculado na mídia sobre a Universidade e faz os registros fotográficos das ações e estrutura institucional; além do Núcleo de Criação e Promoção Institucional, que é responsável pela produção de artes gráficas diversas que atendem todos os setores institucionais, pela identidade visual da UEPB e por campanhas institucionais em geral.

Texto: Tatiana Brandão