Escola Sul de Governança de Internet promove debate sobre ecossistema digital para o desenvolvimento da região

12 de setembro de 2023

A edição 2023 da South School on Internet Governance – Escola Sul de Governança de Internet começou nesta segunda-feira (11) e segue até sexta-feira (15), acontecendo presencialmente no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande, das 8h às 18h, com presença de diversas autoridades nacionais e internacionais. O evento conta com a participação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na promoção e organização.

A mesa de abertura, ocorrida pela manhã do dia 15, teve a participação de Oscar Messano, presidente do Centro de Capacitação de Alta Tecnologia da Argentina (CCAT LAT); Adrián Carballo, diretora de Relações Institucionais da South School on Internet Governance (SSIG); Olga Cavalli, diretora Acadêmica da SSIG; Percival Henriques, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI BR) e presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID); Laryssa Almeida, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande; Eduardo Luna, reitor da Universidade de Mendoza, na Argentina; Nadja Oliveira, diretora Fundação Parque Tecnológico de Paraíba (Paqtec) e professora da UEPB; e Cláudio Lucena, professor da UEPB, responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais (Cori) e um dos organizadores da SSIG 2023.

O professor Cláudio Lucena comentou que a internet foi construída para conectar o mundo, mas seus maiores impactos são sentidos na conectividade de comunidades locais, ainda que com alterações e falta de acesso a todos. Ele explicou que a governança de internet é o esforço coordenado de várias instituições para administrar protocolos técnicos, de comunicação, direitos e obrigações em instituições públicas e privadas.

A Escola Sul de Governança de Internet trata-se de um grande evento internacional, com a participação de instituições como Google, Microsoft, Meta/Facebook, Amazon, Internet Society Foundation, eentre outros. É uma das iniciativas de capacitação de maior importância na América Latina e uma das mais importantes do mundo em Governança e Regulação da Internet, assim reconhecida em 2022 pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS) e pela União Internacional de Telecomunicações da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo do evento realizado em Campina Grande é envolver, identificar e preparar lideranças entre jovens estudantes e profissionais de diferentes disciplinas da América Latina e do Caribe no debate sobre a governança da Internet e entender sua importância no futuro do ecossistema digital para o desenvolvimento da região. A participação é gratuita, contemplará 80 bolsistas de outros países da América Latina e 120 do Brasil e da Paraíba na modalidade presencial, além de outros 200 na modalidade remota.

Todas as atividades, que incluem discussões e grupos de trabalho sobre desinformação, crimes cibernéticos e proteção e dados na internet, acontecem no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), localizado na Rua Manoel Gonçalves Guimarães, 195, José Pinheiro, Campina Grande.

A programação pode ser conferida aqui. As atividades serão transmitidas em espanhol, inglês e português no canal da SSIG LAC – América Latina e Caribe, no YouTube.

Texto: Juliana Rosas