Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão lança edital com 30 vagas para nova turma

6 de dezembro de 2022

A Coordenação da Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu o processo seletivo para a formação da 2ª turma do curso. O curso, que conta com a parceria do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), está oferecendo 30 vagas com ingresso no 1º semestre de 2023.

Das vagas ofertadas, 22 estão distribuídas para ampla concorrência, seis para autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas, ciganos, indígenas e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis) e duas para pessoas com deficiência (PCD). O curso é destinado a portadores de diploma de cursos superiores em licenciaturas, Psicologia e demais profissionais graduados que atuam em instituições especializadas em Educação Especial.

As inscrições podem ser feitas no período de 5 a 16 de dezembro, através do e-mail coord.eepei@setor.uepb.edu.br. O processo seletivo será realizado em três etapas: análise do projeto, entrevista e análise do currículo. Os candidatos precisam entregar no ato da inscrição o formulário a cópia autenticada da carteira de identidade, cópia autenticada do CPF, uma foto 3×4, cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento, cópia autenticada do diploma de graduação ou certidão ou declaração de conclusão do curso, Currículo Lattes acompanhado de cópias da documentação comprobatória, projeto alinhado à linha de pesquisa da Especialização.

A divulgação do resultado final ocorre no dia 14 de março e a matrícula para os aprovados nos dias de 15 a 22 do mesmo mês. O início das aulas será no dia 27. O curso de especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva funciona modalidade híbrida (presencial e on-line) e com carga horária de 390 horas, no Câmpus I, em Campina Grande.

A Especialização tem como foco principal contribuir com a formação continuada dos profissionais na área da educação, direcionando-os ao desenvolvimento de ações/intervenções que venham a atender as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais em um espaço híbrido e diverso, proporcionando a esses profissionais fundamentos e habilidades específicas para este público-alvo. O curso tem duas linhas de pesquisa: “Desenvolvimento, Aprendizagem e Práticas Inclusivas”, “Políticas Públicas e os Direitos da Pessoa com Deficiência”.

Confira o edital completo AQUI.

Texto: Severino Lopes