Estudantes da UEPB podem participar de Programa Jovens pela Paz da Universidade de Honduras

16 de fevereiro de 2022

Com um trabalho referenciado na área de paz e segurança mundial, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tornou-se a única universidade brasileira a receber o convite para participar do Programa de Formação de Jovens Voluntários pela Paz, promovido pela Universidade de Honduras para estudantes de Honduras, México, Colômbia, Equador, Argentina e Brasil. As inscrições no programa ocorrem até o dia 26 de fevereiro, e o curso deve ocorrer entre os meses de julho e março de 2022, por meio de plataforma virtual.

O aperfeiçoamento, que recebe o apoio do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial da Universidade Estadual da Paraíba (GEPASM/UEPB), terá parte do conteúdo pedagógico ministrado pelo docente de Relações Internacionais da UEPB, professor Paulo Kuhlmann, que dialoga sobre a arte como instrumento de educação para a paz. Também compõem o curso, tópicos sobre a teoria da paz, as emoções e a construção da paz, gênero e relações de poder e sustentabilidade ambiental.

De acordo com o professor Paulo Kuhlmann, o objetivo principal desse programa é formar jovens estudantes como promotores de paz, com conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam contribuir com o impulsionamento de processos de construção de paz transformadora. Podem se inscrever estudantes de 17 a 29 anos. A inscrição deve ser realizada por meio de formulário eletrônico. Essa é segunda vez que os estudantes da UEPB são convidados a participar desta iniciativa. Em 2021 um grupo de estudantes da Instituição esteve representando o Brasil no curso.

Uma nova normalidade
O Programa integra o manifesto “Uma nova normalidade”, uma campanha de comunicação para a paz, impulsionada pelo Conselho Latino-americano de Investigação para a Paz (CLAIP), cuja finalidade é gerar uma corrente de opinião crítica sobre a normalidade antes do início da pandemia da covid-19. Esta campanha pretende estimular o compromisso do cidadão com a construção participativa de uma nova normalidade, justa e necessária, por meio da conscientização e reflexão coletiva.

A campanha apresenta reflexões sobre temas como consumo irresponsável, desigualdade social, exclusão, relações de ódio, pobreza, precariedade dos sistemas de saúde, exploração dos bens naturais, violência, entre outras. A ação está sendo desenvolvida desde 2020 nas principais mídias sociais: Twitter Facebook e Instagram, utilizando o slogan “Uma nova normalidade é possível e necessária” e a hastag #UmaNovaNormalidade.

Outras informações, clique AQUI.

Texto: Juliana Marques