Estudantes do curso de Jornalismo conquistam segundo lugar na 11ª edição do Prêmio Sebrae

10 de setembro de 2024

Três estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receberam a premiação de segundo lugar na categoria “Jornalismo Universitário”, do Prêmio Sebrae que premia produções da área. A cerimônia da 11º edição em nível estadual aconteceu nesta segunda-feira (9), em João Pessoa.

A edição teve como tema central “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, abordando as melhores iniciativas de transformação social através do empreendedorismo. O prêmio contou com as categorias profissionais de texto, áudio, vídeo e fotojornalismo, além da categoria especial Jornalismo Universitário, que visa incentivar jovens talentos em formação.

Na categoria de Jornalismo Universitário, o segundo lugar foi conquistado pela reportagem “Sereias da Penha: A arte de transformar mulheres”, produzida pelas estudantes Emilly Dantas, Milena Ferreira e Rillery Venâncio, publicada na 2º edição da revista digital Anti-horário: Soluções no Litoral, do projeto de extensão “Revista Anti-horário”, coordenado pelo professor Antônio Simões. A reportagem destaca a transformação e empoderamento de mulheres através da arte, focando em histórias inspiradoras da comunidade da Penha, em João Pessoa.

Com número recorde de inscrições, a premiação totalizou 107 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de Jornalismo de todo o estado paraibano: 40 trabalhos em texto, oito em áudio, 33 em vídeo, 16 em fotografia e dez em jornalismo universitário, representando um aumento de 85% em relação à edição anterior.

Os trabalhos vencedores em nível estadual seguirão para a fase regional, que determinará os finalistas para a etapa nacional. Os vencedores nacionais de cada categoria principal ainda disputam o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.

A cerimônia contou com a presença de diversos profissionais do jornalismo paraibano, incluindo membros da Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da UEPB e do ex-reitor da Instituição, professor Rangel Junior, atual presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Texto: Juliana Rosas
Foto: Divulgação