Estudantes do curso de Jornalismo participam de aula de campo durante visitação da exposição “Van Gogh 8K”

Um grupo de 48 estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participou de uma aula de campo inspiradora. Eles visitaram a exposição “Van Gogh 8k”, considerada a maior exposição imersiva do mundo sobre a vida e obra do pintor holandês. A visita aconteceu na sexta-feira (2), no shopping Rio Mar, em Recife, onde a exposição ficou em cartaz até 5 de junho.
A atividade agregou as turmas das disciplinas de “Estética da Comunicação” e “Laboratório de Fotojornalismo”, ministradas pela professora Michele Wadja e pelo professor Rostand Melo. A UEPB, por meio da Pró-reitoria Estudantil (PROEST) e da Pró-reitoria de Gestão Administrativa (PROAD), viabilizou a estrutura necessária para o transporte dos alunos. A aula de campo também contou com o apoio do Projeto de Extensão “Coletivo F8”.
A exposição é considerada imersiva por utilizar projeções em alta definição para apresentar as pinturas do artista pós-impressionista do século XIX. São mais de 250 obras exibidas em uma área de 2.800m², dividida em seis ambientes. Além disso, a instalação foi projetada para estimular os vários sentidos, desde a entrada marcada pelo toque nos tecidos e pelo perfume floral até a trilha sonora com músicas de Ravel, Bach, Pink Floyd, entre outros.
Outro destaque da mostra é a participação de Fernanda Montenegro que narra, em áudio pré-gravado, trechos de cartas trocadas entre Vincent Van Gogh e o irmão dele, Theo. As cartas são documentos fundamentais para a compreensão da biografia do artista. A voz da atriz ecoa no salão principal da exposição, onde são apresentadas as maiores projeções, conferindo mais emoção e envolvendo os participantes.
Para quem estuda Comunicação, a dinâmica foi uma oportunidade de estabelecer relações entre a arte e as mídias digitais. “A exposição foi uma experiência única e perfeita, me emocionei muito, e acho que todas as pessoas deveriam ter a chance de visitar e conhecer mais sobre ele. Eu amo Van Gogh, e acho que conhecer mais sobre a história dele mudou muito a minha visão sobre a vida e a arte”, avalia a estudante Ana Beatriz Lima, do 3º período de Jornalismo.
Ana Beatriz já possuía uma relação anterior com a obra de Van Gogh, mas para muitos estudantes esse foi o primeiro contato com as pinturas. “Visitar a exposição aumentou mais ainda o meu amor pelo pintor. Eu sempre gostei muito de arte e sempre pintei, mas durante a pandemia eu me interessei mais ainda. Então eu li um livro sobre Van Gogh e me apaixonei pela história dele, que é tão triste e tão linda. E, desde então, virou meu pintor favorito”, acrescentou.
Além de ser uma atividade pedagógica, a visita também integrou a programação das comemorações dos 50 anos do curso de Jornalismo da UEPB.
Texto: Rostand Melo (Professor)
Fotos: Expo Van Gongh, Rostand Melo e Guilherme Queiroz
Você precisa fazer login para comentar.