Estudantes do curso de Jornalismo participam de aula de campo durante visitação da exposição “Van Gogh 8K”

7 de junho de 2023

Um grupo de 48 estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participou de uma aula de campo inspiradora. Eles visitaram a exposição “Van Gogh 8k”, considerada a maior exposição imersiva do mundo sobre a vida e obra do pintor holandês. A visita aconteceu na sexta-feira (2), no shopping Rio Mar, em Recife, onde a exposição ficou em cartaz até 5 de junho.

A atividade agregou as turmas das disciplinas de “Estética da Comunicação” e “Laboratório de Fotojornalismo”, ministradas pela professora Michele Wadja e pelo professor Rostand Melo. A UEPB, por meio da Pró-reitoria Estudantil (PROEST) e da Pró-reitoria de Gestão Administrativa (PROAD), viabilizou a estrutura necessária para o transporte dos alunos. A aula de campo também contou com o apoio do Projeto de Extensão “Coletivo F8”.

A exposição é considerada imersiva por utilizar projeções em alta definição para apresentar as pinturas do artista pós-impressionista do século XIX. São mais de 250 obras exibidas em uma área de 2.800m², dividida em seis ambientes. Além disso, a instalação foi projetada para estimular os vários sentidos, desde a entrada marcada pelo toque nos tecidos e pelo perfume floral até a trilha sonora com músicas de Ravel, Bach, Pink Floyd, entre outros.

Outro destaque da mostra é a participação de Fernanda Montenegro que narra, em áudio pré-gravado, trechos de cartas trocadas entre Vincent Van Gogh e o irmão dele, Theo. As cartas são documentos fundamentais para a compreensão da biografia do artista. A voz da atriz ecoa no salão principal da exposição, onde são apresentadas as maiores projeções, conferindo mais emoção e envolvendo os participantes.

Para quem estuda Comunicação, a dinâmica foi uma oportunidade de estabelecer relações entre a arte e as mídias digitais. “A exposição foi uma experiência única e perfeita, me emocionei muito, e acho que todas as pessoas deveriam ter a chance de visitar e conhecer mais sobre ele. Eu amo Van Gogh, e acho que conhecer mais sobre a história dele mudou muito a minha visão sobre a vida e a arte”, avalia a estudante Ana Beatriz Lima, do 3º período de Jornalismo.

Ana Beatriz já possuía uma relação anterior com a obra de Van Gogh, mas para muitos estudantes esse foi o primeiro contato com as pinturas. “Visitar a exposição aumentou mais ainda o meu amor pelo pintor. Eu sempre gostei muito de arte e sempre pintei, mas durante a pandemia eu me interessei mais ainda. Então eu li um livro sobre Van Gogh e me apaixonei pela história dele, que é tão triste e tão linda. E, desde então, virou meu pintor favorito”, acrescentou.

Além de ser uma atividade pedagógica, a visita também integrou a programação das comemorações dos 50 anos do curso de Jornalismo da UEPB.

Texto: Rostand Melo (Professor)
Fotos: Expo Van Gongh, Rostand Melo e Guilherme Queiroz