Estudantes do curso de Jornalismo participam de aula de campo em visita aos estúdios da Rede Ita

15 de junho de 2023

Separar teoria e prática no mundo do jornalismo é praticamente impossível. Os textos teóricos fundamentam o complexo exercício da profissão de jornalista. E foi com base nisso que a turma da disciplina “Técnicas de Entrevista e Reportagem”, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), visitou nesta quarta-feira (14), em Campina Grande, a Rede Ita de Televisão. Fundada em 2006, a emissora é afiliada à TV Cultura de São Paulo e mantida pela Fundação Pedro Américo.

Na oportunidade, os discentes tiveram uma aula sobre como é feito o Jornalismo Cultural na Rede Ita. O jornalista e diretor de programação Saulo Queiroz, recebeu os estudantes e comentou a importância dessa troca de conhecimentos entre profissionais veteranos e aprendizes: “A nova geração está interessada na profissão de jornalista e isso é muito estimulante. A cada ano uma nova leva de estudantes traz novidades” afirmou Queiroz.

De acordo com o professor Roberto Faustino, coordenador-adjunto do curso de Jornalismo e que acompanhou a atividade, essa visita foi de extrema importância para os discentes, porque “amplia a capacidade dos estudantes de se atualizarem, conhecendo in loco como se faz um Jornalismo de qualidade”, afirmou. Ele ainda acrscentou que muitos dos profissionais que trabalham na Rede Ita são egressos do curso de Jornalismo da UEPB que, neste ano, completa 50 anos.

Esse intercâmbio de conhecimentos marcou a visita dos discentes que puderam conhecer a Redação, os estúdios, ilhas de edição e outros ambientes da primeira emissora educativa de Campina Grande, além de interagir com profissionais da Rede Ita tirando dúvidas a respeito da profissão. Uma das questões levantadas foi sobre como se manter motivado no exercício da profissão, e Saulo Queiroz respondeu o que é preciso para ter certeza da escolha de ser jornalista.

“Se você tem essa convicção, você atua nesse campo e busca superar os problemas, através de uma luta coletiva. O fato é que você precisa se apaixonar pelo que você faz, mesmo com os desafios”, acrescentou.

Estudante do 3º período, Jairo Fortaleza, disse também que a experiência foi muito enriquecedora. “Obtivemos muitos conhecimentos, podendo ver de perto a rotina de produção dos programas da emissora, como também estar ao lado de profissionais da área que nos inspiram”, destacou.

Conhecer a Rede Ita também foi importante para os alunos que nunca tinham conhecido uma emissora de televisão, como é o caso de Ana Maria. “ A visita de hoje me proporcionou o meu primeiro contato com um estúdio de televisão. Desde quando eu entrei no curso tinha expectativa para esse momento e foi mágico. Muito aprendizado e muito dinâmico”, acrescentou.

Texto: Matheus Farias (Estudante)
Foto: Joelson Araújo (Estudante)