Com a oferta de cursos de Ensino Médio, Técnico, Profissionalizante, Graduação, Mestrado, Doutorado e até uma formação destinada aos idosos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conta com diversas formas de ingresso em tais modalidades educacionais. Com oito câmpus distribuídos nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna, a Instituição dispõe de 53 cursos de graduação, 21 mestrados, 7 doutorados e 11 especializações lato sensu, e dois cursos de ensino médio/técnico, todos no formato presencial, além de uma especialização e duas graduações, na modalidade EaD, e a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA).

O ingresso na graduação pode ser realizado, semestralmente, através da nota obtida pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), para estudantes que concluíram o Ensino Médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); por meio de transferência voluntária; com a transferência de câmpus; através do reingresso, destinado a estudantes em situação de abandono de curso por no máximo 5 anos; e dependendo do surgimento de vagas, por meio de edital específico para preenchimento de vagas remanescentes do SISU, que contempla estudantes do ensino médio e graduados (que também podem ingressar na Instituição por meio de edital direcionado, especificamente, a esse público).

Na pós-graduação, o ingresso na UEPB é regido por editais específicos de cada programa, que são balizados pelo regimento geral da Pós-Graduação (resoluções UEPB/CONSEPE/0162/2017, UEPB/CONSEPE/039/2013 e UEPB/CONSEPE/0163/2017). Tais resoluções foram elaboradas conforme as diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Com relação aos cursos técnicos, que são oferecidos em conjunto ou de forma sequencial ao ensino médio, o ingresso de discentes ocorre mediante processo seletivo ou inscrições simplificadas de responsabilidade de cada centro, dependendo da oferta e demanda de vagas. Já para os cursos em EaD, cujas turmas são ofertadas a partir da demanda do Ministério da Educação (MEC), não tem entrada pelo SISU, assim, a oferta e preenchimento de vagas ocorre por meio de vestibular simplificado (junto à CPCOn) para os cursos de graduação e outros processos, para os cursos de especialização.

E no caso da UAMA, é lançado um edital a cada dois anos para a seleção de pessoas com 60 anos de idade, ou mais, que desejem ingressar no curso. A seleção considera renda familiar, disponibilidade para participação das atividades de modo geral e motivação adequada aos objetivos do programa.