A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) valoriza o aspecto da internacionalização acadêmica por entender que o mundo contemporâneo está inevitavelmente conectado e globalizado, bem como por compreender que o conhecimento ultrapassa fronteiras. Este pensamento, contudo, caminha sempre junto à percepção de que a globalização não destruiu o saber popular, o regionalismo e as tradições culturais próprias de lugares e povos. A frase hoje conhecida internacionalmente, “Pense globalmente, aja localmente” traduz este sentimento.

A internacionalização de uma universidade obedece à própria lógica constitutiva universitária: humanista, universal, cosmopolita. A partir da peculiaridade e identidade paraibana e nordestina, a UEPB se mostra pronta para partilhar seus saberes e experiências com as demais universidades do mundo, abrindo suas portas, também, para outras vivências e aprendizagens. Compete à Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) a tarefa de mediar tais ações. A missão de internacionalizar a Instituição é de mão dupla: promover a UEPB no mundo e o mundo na UEPB.

Acessível em dez diferentes idiomas: alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano e russo, incluindo o português, o conteúdo da CoRI é uma pequena amostra prática de que a UEPB está aberta ao mundo, a cooperações internacionais e a estudantes estrangeiros que desejem estudar na instituição. No que tange a ações concretas, a Coordenadoria trabalha para promover o intercâmbio do corpo docente, discente e de profissionais administrativos de UEPB com outras universidades estrangeiras, além de estimular a criação de grupos de pesquisa internacionais, e fomentar projetos culturais e de extensão internacionais.

Para isso, a Coordenadoria desenvolve ações internas, como a “Caravana CoRI”, desde 2016, para divulgar e estimular estudantes a se integrarem ao plano de internacionalização da Universidade Estadual da Paraíba. Além disso, também são colocados em prática o estabelecimento de convênios e acordos de cooperação internacional, cujos fundamentos estejam calcados nas demandas e necessidades dos cursos de graduação e pós-graduação da Instituição.

Já quando o assunto é recepção de estudantes estrangeiros, a UEPB destaca-se pela realização de parceria, por exemplo, com o governo da República Democrática do Timor-Leste, que viabilizou a vinda de dezenas de estudantes entre os anos de 2012 e 2015, com objetivo de oferecer a oportunidade de conclusão de um curso de graduação de forma plena. Além disso, a Coordenadoria também coloca em prática seu planejamento para mobilidade acadêmica, que tem no “Ciência sem Fronteiras”, “Programa de Mobilidade Internacional” e “Programas em parceria com o Santander Universidades”, a oportunidade de oferecer intercâmbio para estudantes em diversos países da América e Europa.