Exibição de filmes gravados na pandemia marca abertura da 17ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande

6 de dezembro de 2022

Luzes, homenagem, realização e sonho. Com temática voltada para a valorização e o reconhecimento do Cinema Paraibano, começou oficialmente na noite desta segunda-feira (5) a 17ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. A abertura, foi realizada no Teatro Municipal Severino Cabral, reuniu cineastas, produtores, jornalistas e amantes da sétima arte.

A primeira noite do evento, que já se transformou em um dos mais importantes festivais do Brasil, foi marcada pela exibição de filmes produzidos durante a pandemia da covid-19 e com mensagens de incentivo à vacina. A noite de abertura do Comunicurtas UEPB também prestou reverência aos diretores e produtores da Acauã Produções Culturais, homenageados nesta edição, juntamente ao Laboratório Jabre e Projeção Viação.

Antes da primeira sessão, o coordenador geral do evento e coordenador de Comunicação da UEPB, o jornalista Hipólito Lucena, destacou a importância do evento e das perspectivas para mais uma edição. Ele destacou a força do Festival que sempre tem atuado como laboratório pedagógico para os estudantes de Jornalismo da Instituição, e que a cada ano tem superado obstáculos resistindo às dificuldades. Ele ainda lembrou que a despeito de todas as adversidades, o Festival este ano superou as expectativas, o que se confirma na grande procura de cineastas de todo o Brasil. Foram mais de 1.600 trabalhos inscritos e pouco mais de 120 selecionados para as mostras competitivas.

Grandes homenageados desta edição, os cineastas da Acauã Produções Culturais, não escondiam a alegria pelo reconhecimento do Comunicurtas UEPB pelo trabalho que eles realizam no campo dos audiovisuais há mais de 33 anos. José França de Oliveira, que é natural de Aparecida, no Sertão paraibano, disse que estava imensamente honrado com a homenagem. “Para nós é uma honra ser homenageado neste Festival. Um orgulho imenso. E ter o nosso trabalho reconhecido por um festival da magnitude e respeitado, comoe é o Comunicurtas UEPB não só em Campina Grande, mas no Brasil”, disse.

José França de Oliveira concorre nesta edição de 2022 com dois trabalhos, “O sonho de Leandro”, que conta a história do poeta sertanejo Leandro Gomes de Barros, que é tido por muitos como o pai de cordel. Ele também falou das dificuldades encontradas para realizar o filme em um contesto pandêmico, em que praticamente toda a equipe contraiu o vírus, o que segundo ele, foi muito desgastante psicologicamente para todos. Viagens, testes e medo marcaram as produções dos dois filmes.

França também enalteceu a iniciativa do Festival em homenagear o Cinema paraibano, mostrando para o mundo o que é produzido na Paraíba, com toda a sua riqueza cultural. “A 17ª edição do Comunicurtas UEPB é uma janela de exibição do cinema paraibano”, destacou.

Presidente da Acauã Produções Culturais e diretor dos curta “Anjos Cingidos”, Laércio de Oliveira Filho, também destacou a importância do Festival para a valorização das produções paraibanas. Laércio Filho, que dirigiu o curta juntamente a Maria Tereza, que também estava na noite de abertura, destacou que o Festival da UEPB tem realizado um grande trabalho no incentivo ao cinema paraibano e na divulgação da cultura do Estado. “O Comunicurtas UEPB foi um parceiro da Acauã Produções e eu tenho uma admiração muito grande por este Festival devido ao reconhecimento e a inclusão que ele faz nas obras do interior da Paraíba e do Brasil” disse.

Para ele, esta iniciativa serve de estímulo para futuras gerações, principalmente no interior paraibano. Além de “Anjos Cingidos”, e o “O sonho de Leandro”, a primeira sessão da Mostra Tropeiros também exibiu o filme “Apnéia”, de Natan Cirilo e Carol Torquato.

Na Mostra Brasil, foram exibidos os filmes “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelle, e “O Pato”, de Antônio Galdino. Na mostra Longa, foi exibido o filme “Todas as suas traduções”, de Sinedei Moura, que também falou da emoção de concorrer no festival. O filme conta a história da cantora paraibana Fidélia Cassandra.

Além dos paraibanos, o Comunicurtas UEPB contara com produções audiovisuais de outros estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas e Rio Grande do Sul, e até de outros países, como, Grécia, Sérvia, Portugal e Espanha. Alguns dos filmes estarão disponíveis na plataforma Streaming a partir do dia 3 de dezembro. Com a temática “Celebrando o Cinema Paraibano”, o 17º Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB segue até a próxima quinta-feira (8), com exibição de filmes, debates e oficinas.

O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom