Experiência de estudante de Jornalismo em aproximar graduandos da pós-graduação é destaque na UEPB

21 de novembro de 2023

Concluir um curso superior e ingressar no mercado de trabalho é um sonho de todo graduando. Avançar nos estudos, investindo na formação continuada é o caminho recomendado pelos docentes para o profissional enriquecer sua formação e aprofundar seus conhecimentos. Entre a graduação e pós-graduação o caminho não é longo. Com essa visão, o estudante Eduardo Gomes, do 9º período do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou o seu trabalho de monitoria aproximando as experiências da graduação com projetos desenvolvidos na pós.

O trabalho consistiu numa experiência de monitoria acadêmica na disciplina de Laboratório e Projeto de Jornalismo. A proposta, conforme explicou Eduardo Gomes, foi promover a interlocução e aproximar os estudantes que estão em fase de produção do Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com estudantes de pós-graduação e que estão desenvolvendo o estágio docência obrigatório.

A experiência, fruto da disciplina “Elaboração de Projetos em Jornalismo”, ministrada pela professora Robéria Nascimento, rendeu o reconhecimento no 3º Congresso Universitário da UEPB, realizado recentemente. O trabalho foi o 1º lugar do CCSA no Prêmio Destaque em atividades de Monitoria 2023 e tem como título “Entre vínculos e afetos: a vivência de discentes monitores do curso de jornalismo durante as aulas remotas e presenciais”. A premiação foi concedida pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), e contemplou os melhores trabalhos apresentados no evento.

O trabalho de Eduardo consistiu numa experiência de monitoria acadêmica na disciplina de Laboratório e Projeto de Jornalismo. Ao término do trabalho, o estudante apresentou o resultado para a PROGRAD e foi premiado como a melhor experiência acadêmica do semestre. “Aproximando o estudante da pós-graduação, mostrando quais as perspectivas que eles têm a partir do TCC e seus desdobramentos, e utilizar das tecnologias digitais, tanto no contexto remoto quanto no contexto presencial para poder fazer o acompanhamento, foi que eu pude apresentar esse relato”, explicou.

A professora Robéria Nascimento destacou a importância do trabalho, que segundo ela, foi enriquecedora para a formação do graduando. A monitoria, de acordo com a docente, sinaliza uma interação enriquecedora entre os conhecimentos de sala de aula e a vivência de uma aprendizagem significativa no cotidiano acadêmico. “Esse tipo de experiência é extremamente relevante para o processo formativo dos discentes, ao mesmo tempo em que permite aos docentes a partilha pedagógica. Que a premiação da UEPB impulsione novos estudantes para o comprometimento com essa dinâmica e seja o prenúncio positivo de futuras práticas pedagógicas no âmbito do ensino superior”, destacou Robéria.

Texto: Severino Lopes
Foto: Arquivo Pessoal