Feira Colaborativa no MAPP integra programação da 16ª edição da Primavera dos Museus

23 de setembro de 2022

Segue até domingo (25), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a programação referente à 16ª Primavera dos Museus. A iniciativa, oriunda do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), conta este ano com 777 instituições participantes e cerca de 2.285 eventos efetuados em todo o país. E, no MAPP, uma das atividades que ganhou destaque foi a Feira Colaborativa.

Realizada desde segunda-feira (19), das 15h às 19h, ela vai até o último dia do evento, sendo composta por 30 expositores, contemplando peças decorativas e de vestuário, bem como de artesanato e antiguidades, além de bijuterias e cordéis. Não é novidade que a estrutura cilíndrica, desenhada por Oscar Niemeyer, já faz parte da paisagem urbana da Rainha da Borborema, tendo sido um equipamento totalmente absorvido por ele. E ações como essas, que ocorrem na área inferior do Museu – mais precisamente na área de entrada do prédio – têm atraído a atenção especialmente de quem utiliza o Açude Velho para a prática de atividades físicas.

É o caso de Anna Alice Sousa, 29, professora e moradora do Bairro da Prata. “Caminho três vezes por semana, sempre venho ver as movimentações por aqui e a Feira Colaborativa é uma das que mais gosto. Também presenciei intervenções, exibições de hip-hop, mas quando há Feira, faço questão de dar uma olhada, porque os preços são acessíveis, os produtos, interessantes, e há bastante variedade. Recomendo muito”, afirmou.

Uma das expositoras, trazendo produtos cosméticos naturais, era Silvana Azevedo, da Hammam Spa Termalístico (@hammamcg, no Instagram). “Essa é minha terceira experiência na Feira do MAPP, a primeira foi no Dia Verde, a segunda foi no São João dos Pandeiros. A estrutura é boa, temos segurança, é uma vitrine excelente para mostrar nossos artigos e estimular o consumo sustentável”, disse.

Vanda Gonçalves, do Brechó Gonzallez (@brechogonzallezoficial, no Instagram), igualmente ressaltou a importância da iniciativa. “Estou há sete anos trabalhando nesse tipo de vendas, o MAPP é ótimo para divulgar nossa marca e atingir um público maior, é bem central, a circulação de pessoas é grande. Espero voltar a participar em outra ocasião”, apontou.

O diretor do Museu e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva, explicou que a Feira se configura principalmente como um incentivo aos expositores. “É uma oportunidade para que mostrem seus trabalhos aos moradores da cidade e aos turistas, também possibilitando a geração de renda. É bom para quem visita o MAPP e bom para quem expõe. Esse espaço do Museu é muito convidativo, tem sombra, é um local para ser desfrutado por todos”, enfatizou.

Programação da Primavera dos Museus no MAPP
Na sexta-feira (23), estão previstas apresentações musicais, com os professores do CAC Brunno Giovanni e Mestre Luizinho Calixto, respectivamente às 16 e às 18h. Em seguida, às 19h, haverá um ensaio aberto da peça “Uma rota ao arco-íris”, a partir da obra de Lourdes Ramalho, pelo Núcleo de Formação, Pesquisa e Experimentação Teatral, com o igualmente professor do CAC, Chico Oliveira.

No período vespertino, a programação ainda abrange uma oficina de cordel, ministrada pelo poeta Chico de Assis, por meio da Curadoria de Cordel do MAPP e da Procult, com a professora Joseilda Diniz e o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade.

No sábado (24) e domingo (25), das 16h às 19h, acontece a Mostra de Grupos Culturais. A atividade será integrada por grupos como o Acauã da Serra, a Cia Raízes, Maracagrande e Tirinete de Coco.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Paizinha Lemos