Feira promovida pela EDUEPB incentiva uso de livros acadêmicos publicados pela Editora da Universidade Estadual

30 de agosto de 2022

Como acontece tradicionalmente na abertura de cada semestre, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) realiza mais uma feira de livros. E nesta terça-feira (30), foi iniciada mais uma edição da iniciativa que tem como tema “Cultivando livros, colhendo mudanças”. A feira mais uma vez é uma oportunidade para a comunidade universitária ter acesso a livros de qualidade e com preços promocionais entre R$ 5 e R$10. Apenas as coleções publicadas pela EDUEPB têm outros valores, mas com promoções e descontos especiais, a exemplo da trilogia “Cartas a Paulo Freire”.

Durante toda esta semana a feira está montada no hall do prédio da Administração Central, no Câmpus de Bodocongó. Os livros ficarão expostos das 8h ao meio dia. O diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, explicou que nesta edição a feira tem o objetivo de ampliar as estratégias e os espaços de divulgação dos livros acadêmicos, que tem um mercado específico centrado na academia e são publicados por editoras universitárias.

O evento também visa estimular não só a aquisição do livro, mas o uso deste vasto e valioso material em sala de aula. A ideia é que os professores e estudantes da própria Universidade usem esses livros e os conhecimentos neles contidos para enriquecer a formação profissional dos graduandos. “Pedimos que os nossos professores usem os livros acadêmicos como referência. Indiquem os livros aos alunos e coloquem nas suas bibliografias”, acrescentou.

A feira também tem como intuito estimular a leitura crítica e levar a comunidade universitária a formular críticas ao material publicado. O público que comparecer ao estande da livraria poderá ter acesso a mais de 100 de títulos e centenas de exemplares à disposição, com destaque para a trilogia “Cartas a Paulo Freire”.

A EDUEPB, conforme destacou o professor Cidoval, tem um vasto material com mais de 700 títulos publicados em todas as áreas do conhecimento, desde as Ciências Sociais Aplicadas, passando pelas Ciências Biológicas e da Saúde, Engenharia entre outras áreas. Todo estoque da editora ficará exposto no hall de entrada do prédio da Administração Central. Para esta edição da feira, mais de 15 mil livros estão à venda.

O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Carlos Alberto Chaves Júnior, foi um dos primeiros a adquirir alguns livros na abertura da feira, e ampliou o seu acervo. Ele destacou a importância da iniciativa da EDUEPB. “Esta feira é sempre uma oportunidade para adquirirmos livros de qualidade e ao mesmo tempo, valorizarmos os nossos autores”, destacou Carlos.

A partir do dia 12 de setembro a feira será instalada na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, e no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). No dia 20 do mesmo mês a Editora promove a caravana do livro universitário, que percorrerá todos os câmpus da UEPB. O ponto culminante da promoção será no Congresso Universitário, no período de 8 a 10 de novembro, com uma mostra nordestina de livros acadêmicos, um encontro de autores, cursos e oficinas sobre a produção de livros e um seminário com a participação do selo SciELO, sobre livros acadêmicos, fatores de impacto e apropriação social do conhecimento tecnocientífico.

Texto e fotos: Severino Lopes