Filme com roteiro de ex-aluno da Universidade Estadual ganha prêmio no Festival de Cinema de Gramado

22 de agosto de 2022

Mais uma conquista com as luzes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O paraibano Fernando Domingos, ex-aluno da UEPB, venceu o prêmio de melhor roteiro de curta brasileiro com o filme “O Pato”, pelo júri da 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado. A premiação aconteceu na noite do sábado (20), e Fernando Domingos não esqueceu de reverenciar a UEPB pelo feito.

“É uma alegria muito grande falar daquele momento. Meu rosto ardia, minha pele queimava, parecia que estava com febre e as lágrimas rolavam em meio a cerimônia que acontecia. Quando chamaram meu nome e o nome do nosso filme, eu não acreditei. Meus amigos e amigas, minhas irmãs e irmãos ficaram de pé e comemoravam”, descreveu em voo entre Porto Alegre e João Pessoa.

A produção de um filme, conforme descreveu Fernando Domingos, envolve muitos corações, muitas mentes, sonhos e almas. O coração de todo mundo, segundo ele, está no filme. “Eu fico profundamente emocionado vendo esse sonho realizado na tela de cinema e não tenho palavras para descrever a emoção que é ver o trabalho coletivo dessa equipe incrível, sendo reconhecido pelos maiores críticos da imprensa que acompanham o Festival de Gramado. Porque depois que nosso curta foi exibido no dia 16, e que participamos do debate aberto no dia seguinte, nosso filme que já era acolhido, foi citado nos textos daquelas pessoas e em suas falas sempre com muito carinho e respeito ao nosso projeto. E isso não tem preço”, relatou.

“O Pato” narra a história de Cida, papel interpretado pela atriz Norma Goes, uma mulher que decide acabar com o ciclo de violência em sua casa e ser um exemplo para sua filha, Fia, personagem de Ana Julia. A direção é de Antônio Galdino. A obra também foi exibida no Fest Aruanda e ganhou o 1º Festival de Cinema Curta Jacarahey, que aconteceu no estado de São Paulo.

Para o roteirista, um filme rodado no Assentamento Monsenhor Pescarmona, na cidade de Alagoa Grande, no interior da Paraíba, terra de Margarida Maria Alves, uma mulher, paraibana, trabalhadora do campo, que lutou por direitos e liberdade é motivo de orgulho e alegria. “Não tem como a gente não se emocionar com o contexto desse filme que foi gerado no coração da Paraíba. Na terra do Quilombo de Caiana dos Crioulos. Terra de Jackson do Pandeiro. ‘Vixe como tem Zé na Paraíba!’”, destacou.

“O Pato”, segundo ele, é um grito, uma posição firme contra a barbárie, denunciando o descaso com a saúde, com a ciência, com a educação, com a cultura, com a liberdade, a democracia e o estado de direito. Fernando Domingos dedicou a conquista à mãe Cida Maria Aguiar, a todos que participaram do curta, a Margarida Maria Alves, Marielle Franco e “todas as mulheres do Brasil”.

Emocionado, ele também fez um agradecimento especial à UEPB, especialmente ao professor Carlos Adriano, do Centro de Humanidade, em Guarabira, e a dona Lúcia, que tem uma barraca no Câmpus. “Durante minhas aulas, na disciplina de Ensino de História, ministrada pelo professor Carlos Adriano, conheci e li o texto ‘Como Usar o Cinema em Sala de aula’, do Marco Napolitano. Ali, em sala de aula, conheci um pouco sobre os discursos e as linguagens possíveis que os ângulos das câmeras poderiam criar. E o propósito daquilo, era de usar aquelas estratégias de análise para a sala de aula. Fui monitor bolsista dessa disciplina”, relembrou.

Fernando Domingos de Aguiar Júnior é graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com mestrado também em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é doutorando em História pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O festival de cinema de Gramado, Rio Grande do Sul, é um dos eventos mais importantes do audiovisual do Brasil e ocorre há 50 anos.

Texto: Severino Lopes