Food Research International publica artigo de professor do PPGQ e egressos de Programas de Pós-graduação da UEPB

13 de junho de 2023

Uma das mais conceituadas revistas da área de Alimentos, a Food Research International, publicou em seu volume 170 o artigo de professor do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com alunos egressos e pesquisadores de outras instituições.

O docente e pesquisador Germano Véras, do PPGQ, é um dos autores do artigo intitulado “A green method for the authentication of sugarcane spirit and prediction of density and alcohol content based on near infrared spectroscopy and chemometric tools” (Um método verde para a autenticação de cachaça e predição de densidade e teor alcoólico baseado em espectroscopia no infravermelho próximo e ferramentas quimiométricas). A publicação versa sobre um método para identificação inequívoca de origem geográfica de cachaças produzidas no brejo paraibano e é fruto da continuação da pesquisa de Sheila Catarina de Oliveira, egressa do PPGQ e atualmente doutoranda da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na pesquisa, também foi possível quantificar densidade e teor alcoólico das cachaças, independentemente de sua origem geográfica.

São coautores do artigo outros três discentes egressos da UEPB: Mirelly Gomes, do PPGQ, e atualmente doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Ellen Duarte, do curso de Química Industrial e atualmente doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e David Fernandes, egresso da Licenciatura em Química e do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias, atualmente atuando em estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participou do trabalho também a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Noemi Nagata.

O professor Germano Véras destacou que o artigo foca em métodos não invasivos e não destrutivos de amostras, seguindo os princípios da Química Verde, com a finalidade de, no futuro, permitir a obtenção do registro de Indicação Geográfica com a Denominação de Origem para as cachaças do brejo paraibano. Vale destacar que a Paraíba não é só o maior produtor de cachaça do Nordeste e o terceiro do Brasil, mas também um estado que possui cachaças de alta qualidade, reconhecidas em feiras nacionais e internacionais. Assim, um trabalho que permita garantir a origem da bebida permitirá fortalecer Arranjos Produtivos Locais dando uma marca que pode ser reconhecida em qualquer parte do mundo.

O docente também faz parte de uma rede de pesquisadores da UEPB e da UFPB, financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), que propõe contribuir com produtores para garantir o controle da qualidade da bebida. Confira o artigo aqui.

Texto: Juliana Rosas