Gestão de Pessoas celebra mês do servidor público com oferta de ações alusivas ao Outubro Rosa

Gestão de Pessoas celebra mês do servidor público com oferta de ações alusivas ao Outubro Rosa
30 de setembro de 2022

O mês de outubro é marcado pelo Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28. De forma a celebrar a data, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio dos setores de Saúde do Trabalhador, Serviço Social e Desenvolvimento de Pessoas, realizará uma série de programações voltadas para servidores ativos e aposentados da UEPB, com foco na promoção da saúde, qualidade de vida e a campanha do Outubro Rosa.

A inclusão dos servidores aposentados visa o reconhecimento e valorização no trabalho desenvolvidos por estes. Nos dias 3 e 5 de outubro, haverá, respectivamente, o início do agendamento remoto e do atendimento presencial da escuta e aconselhamento psicológico para servidores. Também no dia 5, acontece a abertura do Mês do Outubro Rosa na UEPB, com as servidoras do Câmpus I em alusão à saúde da mulher, com a participação do Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO).

Nos dias 18, 20 e 24, ocorre, respectivamente, nos câmpus de Lagoa Seca, Guarabira e Campina Grande, uma ação em alusão ao Outubro Rosa, à saúde da mulher e ao servidor público, onde será realizada aferição de pressão arterial e glicemia capilar. No Câmpus I, no dia 24, ainda serão oferecidos verificação de peso, altura, cálculo do índice de massa corporal (IMC), massagem e alongamento corporal.

Na terça-feira (25) pela manhã, está prevista a solenidade de homenagem aos servidores aposentados da UEPB entre os anos 2018 e 2022, que tem o intuito de celebrar, agradecer e reconhecer estas pessoas pelo trabalho desenvolvido durante anos na Instituição. Ana Paula Lima, pró-reitora de Gestão de Pessoas, comentou que as atividades foram escolhidas pensando em três frentes: qualidade de vida, saúde mental e homenagem aos aposentados, “objetivando o reconhecimento destes e visando promover ações de saúde a todos servidores e servidoras”, afirmou a gestora.

Outubro Rosa
A campanha partiu de um movimento internacional com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção e luta contra o câncer de mama. Foi iniciada nos anos 1990 nos Estados Unidos e foi ganhando o mundo como forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença.

O laço rosa, símbolo da campanha, popularizou-se após o uso inicial feito por uma fundação americana que apoia a luta contra o câncer e posteriormente se popularizou pelo mundo, enfeitando locais públicos e eventos.

Serviço: programação do mês do servidor
Segunda-feira (3) – Início do agendamento para o serviço remoto de Plantão de Escuta e Aconselhamento Psicológico para servidores dos câmpus II, III, IV, V, VI, VII e VIII pelo e-mail: acolhimentopsi.uepb@setor.uepb.edu.br.

Quarta-feira (5) – Início do serviço de Plantão de Escuta e Aconselhamento psicológico presencial para servidores do Câmpus I, sala 107, 1° Andar, Prédio da Administração Central, das 9h às 13h.

Quarta-feira (5) – Abertura do Mês do Outubro Rosa na UEPB, às 9h, na Biblioteca Central, Câmpus I. Haverá momento com servidoras em alusão à saúde da mulher, com a participação do AGAPE (Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico).

Terça-feira (18) – Ação em alusão ao Outubro Rosa, ao mês do servidor público e à saúde da mulher. No Câmpus II, Lagoa Seca, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Quinta-feira (20) – Ação em alusão ao Outubro Rosa, ao mês do servidor público e à saúde da mulher. No Câmpus III, Guarabira, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Segunda-feira (24) – Ação em alusão ao dia do servidor público. No hall da Administração do Câmpus I, Campina Grande.

Terça-feira (25) – Solenidade de homenagem aos servidores aposentados do período 2018-2022 da UEPB. Das 8h30 às 12h, no auditório do Departamento de Psicologia, Bodocongó, Campina Grande.

Texto: Juliana Rosas