Gestão de Pessoas celebra mês do servidor público com oferta de ações alusivas ao Outubro Rosa

30 de setembro de 2022

O mês de outubro é marcado pelo Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28. De forma a celebrar a data, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio dos setores de Saúde do Trabalhador, Serviço Social e Desenvolvimento de Pessoas, realizará uma série de programações voltadas para servidores ativos e aposentados da UEPB, com foco na promoção da saúde, qualidade de vida e a campanha do Outubro Rosa.

A inclusão dos servidores aposentados visa o reconhecimento e valorização no trabalho desenvolvidos por estes. Nos dias 3 e 5 de outubro, haverá, respectivamente, o início do agendamento remoto e do atendimento presencial da escuta e aconselhamento psicológico para servidores. Também no dia 5, acontece a abertura do Mês do Outubro Rosa na UEPB, com as servidoras do Câmpus I em alusão à saúde da mulher, com a participação do Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO).

Nos dias 18, 20 e 24, ocorre, respectivamente, nos câmpus de Lagoa Seca, Guarabira e Campina Grande, uma ação em alusão ao Outubro Rosa, à saúde da mulher e ao servidor público, onde será realizada aferição de pressão arterial e glicemia capilar. No Câmpus I, no dia 24, ainda serão oferecidos verificação de peso, altura, cálculo do índice de massa corporal (IMC), massagem e alongamento corporal.

Na terça-feira (25) pela manhã, está prevista a solenidade de homenagem aos servidores aposentados da UEPB entre os anos 2018 e 2022, que tem o intuito de celebrar, agradecer e reconhecer estas pessoas pelo trabalho desenvolvido durante anos na Instituição. Ana Paula Lima, pró-reitora de Gestão de Pessoas, comentou que as atividades foram escolhidas pensando em três frentes: qualidade de vida, saúde mental e homenagem aos aposentados, “objetivando o reconhecimento destes e visando promover ações de saúde a todos servidores e servidoras”, afirmou a gestora.

Outubro Rosa
A campanha partiu de um movimento internacional com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção e luta contra o câncer de mama. Foi iniciada nos anos 1990 nos Estados Unidos e foi ganhando o mundo como forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença.

O laço rosa, símbolo da campanha, popularizou-se após o uso inicial feito por uma fundação americana que apoia a luta contra o câncer e posteriormente se popularizou pelo mundo, enfeitando locais públicos e eventos.

Serviço: programação do mês do servidor
Segunda-feira (3) – Início do agendamento para o serviço remoto de Plantão de Escuta e Aconselhamento Psicológico para servidores dos câmpus II, III, IV, V, VI, VII e VIII pelo e-mail: acolhimentopsi.uepb@setor.uepb.edu.br.

Quarta-feira (5) – Início do serviço de Plantão de Escuta e Aconselhamento psicológico presencial para servidores do Câmpus I, sala 107, 1° Andar, Prédio da Administração Central, das 9h às 13h.

Quarta-feira (5) – Abertura do Mês do Outubro Rosa na UEPB, às 9h, na Biblioteca Central, Câmpus I. Haverá momento com servidoras em alusão à saúde da mulher, com a participação do AGAPE (Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico).

Terça-feira (18) – Ação em alusão ao Outubro Rosa, ao mês do servidor público e à saúde da mulher. No Câmpus II, Lagoa Seca, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Quinta-feira (20) – Ação em alusão ao Outubro Rosa, ao mês do servidor público e à saúde da mulher. No Câmpus III, Guarabira, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Segunda-feira (24) – Ação em alusão ao dia do servidor público. No hall da Administração do Câmpus I, Campina Grande.

Terça-feira (25) – Solenidade de homenagem aos servidores aposentados do período 2018-2022 da UEPB. Das 8h30 às 12h, no auditório do Departamento de Psicologia, Bodocongó, Campina Grande.

Texto: Juliana Rosas