Grão Fino Semana de Fotografia abre período de chamada para inscrição de artigos e lançamento de livros

21 de setembro de 2022

Será realizada nos dias 9, 10 e 11 de novembro a 5ª edição da Grão Fino: Semana de Fotografia. Um dos destaques da programação deste ano é a apresentação e publicação de artigos científicos e relatos de experiência que discutam a fotografia enquanto objeto de pesquisa ou em ações de ensino e extensão. O prazo para o envio de trabalhos acadêmicos vai até 30 de setembro, com inscrições gratuitas.

Os autores podem escolher entre um dos três grupos de trabalho: GT1 – Fotografia Documental, GT2 – Fotografia Contemporânea e GT3 – Fotografia e Educação. As ementas dos GTs, as regras para publicação e o modelo (template) do artigo estão disponíveis neste link. O envio dos artigos será realizado por meio da plataforma Even3, também utilizada para as inscrições dos participantes.

A divulgação da lista de trabalhos aceitos está prevista para 17 de outubro. Todos os artigos aceitos e apresentados serão publicados nos anais do evento, com ISSN nº 2675-8989. A apresentação dos trabalhos será realizada em formato on-line, com o objetivo de facilitar a participação de pesquisadores de todas as partes do país. Mas outras etapas da programação serão promovidas de modo presencial, a exemplos das palestras, debates e oficinas.

LIVROS
Outra etapa virtual será o lançamento de livros, proposta que foi incorporada à programação desde a edição do ano passado. Autores interessados em divulgar suas obras devem preencher o formulário de inscrição até 21 de outubro, enviando também um vídeo de no máximo 3 minutos em formato horizontal. São permitidos livros e e-books relacionados ao campo da fotografia e do audiovisual e que tenham sido lançados em 2021 e 2022.

Em 2022, o evento vai integrar a programação do 2º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A Grão Fino é uma realização do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), que agrega pesquisadores, professores e estudantes dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Pró-Reitoria de Extensão da UEPB (PROEX) e a Coordenadoria de Comunicação da UEPB (CODECOM) também apoiam esta iniciativa.

Mais informações sobre a 5ª Grão Fino – Semana de Fotografia também podem ser acompanhadas pelo perfil do evento no Instagram: @graofino.fotografia.

Calendário Grão Fino 2022
19/08 à 30/09 – Inscrição e submissão de trabalhos (GT’s)
17/10 – Resultado dos pareceres dos trabalhos submetidos (aceites)
09/11 à 11/11 – 5ª Grão Fino Semana de Fotografia

Grupos de trabalho para submissão de artigos

GT1 – Fotografia Documental
Narrativas fotográficas documentais: gêneros, relatos, trajetórias, expressões, estéticas, arquivos fotográficos, etnografia, antropologia visual, história e memória. Contextos, desafios e representações da realidade social na imagem fotográfica documental e fotojornalística, fixa ou em movimento. Profissionais, tecnologias e acessibilidade com a fotografia enquanto documento.
GT2 – Fotografia Contemporânea
Narrativas fotográficas contemporâneas: usos, experimentações e criatividade. O diálogo da fotografia e da cinematografia com as artes e suas expressões. Artistas, meios, estética, política, acessibilidade, fotografia expandida e outras práticas com a imagem fotográfica no contexto da contemporaneidade. Reflexões sobre corpo, estilos e militâncias, bem como relatos de experiência com a fotografia contemporânea.
GT3 – Fotografia e Educação
Narrativas fotográficas educacionais: abordagens teóricas, estéticas, sociais, relatos de experiência, propostas pedagógicas e arte-educação. O uso da fotografia como ferramenta educacional, inclusão, acessibilidade, diálogo, militância e experimentação em espaços de educação formal, não formal e informal. A fotografia fixa e em movimento dentro e fora da sala de aula.