Grão Fino: Semana de Fotografia tem encerramento oficial no Museu de Arte Popular da Paraíba

10 de novembro de 2023

Terminou nesta sexta-feira (10) a Grão Fino: Semana de Fotografia, inserida dentro da programação do 3º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento teve palestras com convidados nacionais e internacionais, oficinas e uma exposição que tomou conta da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire e dos olhares de quem passava.

A Grão Fino: Semana de Fotografia é uma realização do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), formado por professores e pesquisadores do Departamento de Comunicação da UEPB e da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Sexta edição
Rostand Melo, professor de Jornalismo da UEPB, avaliou a 6° edição da Grão Fino como extremamente positiva. “Acreditamos que estamos conseguindo consolidar a Grão Fino enquanto um evento de abrangência nacional, não apenas pelos locais de origem quanto pela participação de pessoas de várias partes do país, através das transmissões no canal Rede UEPB no YouTube e também com artigos enviados por autores de várias regiões”, disse.

“Outro ponto positivo é o diálogo que a Grão Fino tem conseguido estabelecer com diferentes públicos. Somos um evento acadêmico com foco na pesquisa, mas também com vocação extensionista, contando com pessoas interessadas em fotografia e que atuam em outras áreas ou até mesmo não possuem formação acadêmica. O evento é aberto para todo mundo”, comentou Rostand.

A Grão Fino está vinculada ao projeto de extensão Coletivo F8: Site de Fotojornalismo da UEPB, cuja bolsista é Ângela Alves, aluna de Jornalismo. Ela atua nas redes sociais, auxiliando na realização das oficinas sobre fotografia e anualmente na execução do Grão Fino. Segundo a estudante, a experiência de vivenciar a Grão Fino durante o Congresso foi muito bacana. “O apoio que recebemos para a produção do Grão Fino durante o congresso é essencial para a construção desse evento que atua na formação de diversos alunos da área de comunicação. A união dos dois proporcionou uma prática maior para nós estudantes que atuamos diretamente nos dias do evento, já que o Congresso Universitário da UEPB torna o Grão Fino um evento de maior proporção, comentou.

O evento teve 24 trabalhos aprovados e apresentados, entre artigos e relatos de experiência, com pesquisadores de várias partes do país, o que, segundo o professor Rostand, consolida a Grão Fino não só como espaço importante de fomento da fotografia em Campina Grande, mas de circulação em âmbito nacional da pesquisa acadêmica sobre fotografia. A parte da pesquisa foi dividida em três GT’s: fotografia documental, fotografia contemporânea e fotografia e educação.

A comissão organizadora da Grão Fino é formada pelos docentes Agda Aquino (Jornalismo – UEPB), Cristianne Melo (Arte e Mídia – UFCG), Paulo Matias (Arte e Mídia – UFCG), Sóstenes Lopes (Arte e Mídia – UFCG) e Rostand Melo (Jornalismo – UEPB).

Histórico
A ideia do evento surgiu em 2007, por iniciativa dos estudantes do curso de Arte e Mídia, resultando em apenas uma edição. Mais de 10 anos depois, a ideia foi retomada em novo formato. A Grão Fino 2018 apresentou uma programação com palestras, debates e oficinas, atraindo fotógrafos e pesquisadores de diversas áreas. Em 2019, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), o evento investiu no estímulo à pesquisa, incluindo a apresentação e publicação de trabalhos científicos.

Em 2020, uma nova mudança. O evento se adaptou ao contexto da pandemia e promoveu cinco dias de programação on-line. O formato virtual foi mantido na quarta edição. Em 2022, a Grão Fino retomou as atividades presenciais, mas com programação híbrida. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o evento integra a programação do Congresso Universitário da UEPB.

Mais sobre a Grão Fino em https://graofinofoto.com.br/ e https://www.instagram.com/graofino.fotografia.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos